Sexta, 26 Abril 2024

Novo teste

Passadas as eleições municipais, o ex-governador Paulo Hartung terá um novo teste político pela frente. A eleição da nova direção do PMDB capixaba pode abrir caminho para que ele construa seu projeto político para 2014, mas para que isso possa estar garantido é preciso que ele consiga a reeleição do atual presidente da sigla, o deputado federal Lelo Coimbra.



À frente do partido durante o processo eleitoral de 2014, o deputado federal vai continuar movimentando o PMDB de acordo com os interesses do ex-governador, mas se um nome ligado, por exemplo, à deputada federal Rose de Freitas, ganhar, a situação ficará mais complicada, já que os históricos do partido não morrem de amores por Hartung.



Sem ter para onde ir, depois de tantas mudanças de partido, a solução para Hartung seria mesmo ficar no PMDB, mas para isso precisa manter o controle do partido. Se o grupo perder a eleição estadual, o jeito será procurar um novo lar, mas com o resultado das eleições deste ano, não sobram muitas opções com musculatura suficiente para alicerçar as pretensões do ex-governador.



Para os meios políticos, a ideia de Hartung concorrer a uma vaga no Senado, não cola. Seu caminho seria disputar o governo do Estado contra o atual governador Renato Casagrande. Como o governador saiu fortalecido da disputa municipal deste ano, Hartung precisaria de uma boa costura política para que a base seja forte e lhe dê sustentação para a disputa.



O PMDB saiu enfraquecido da disputa municipal deste ano, muito por conta das escolhas de Hartung dentro do partido, a começar por ele próprio. Ao protelar ao máximo a possibilidade de entrar na disputa em Vitória, atrapalhou a movimentação do PMDB. Tanto que o próprio Lelo ficou inviabilizado de colocar seu nome na disputa, até mesmo dentro do partido.



A condução do PMDB na eleição deste ano não foi boa e isso pode prejudicar a reeleição de Lelo e, consequentemente, a manutenção da hegemonia do grupo de Hartung no partido. Para piorar a situação, muitos dos cotados para presidir as municipais foram prejudicados no processo eleitoral por conta dos interesses do ex-governador.



A disputa pela direção do PMDB no Estado promete, neste sentido, dar pano pra manga. Hartung não tem mais o poder de fogo que tinha para impedir que os insatisfeitos se insurjam contra a manutenção do sistema no partido. Seu último espaço de ataque às lideranças é parte da imprensa que lhe é fiel. Mas será que só isso basta?

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/