O Núcleo de Combate à Corrupção Eleitoral (Nucoe) realiza neste sábado (6) uma ronda de fiscalização eleitoral em alguns bairros do município de Vila Velha para identificação in loco de infrações à legislação eleitoral e adoção imediata das medidas cabíveis, tais como apreensão de material e a detenção e/ou notificação dos responsáveis pelos ilícitos.
Na última terça-feira (2), foi realizada uma operação em Vitória, que resultou na retirada de 60 placas irregulares, sendo a maior parte na região da Grande São Pedro e identificação de propaganda partidária em estabelecimentos comerciais.
A maioria das apreensões foi por propaganda política afixada em via pública. No caso das placas 'colocadas' nos estabelecimentos comerciais, não é permitido pela legislação eleitoral, pelo fato de serem considerados ambientes que possuem circulação pública.
A equipe de fiscalização eleitoral do Nucoe conta com um juiz auxiliar Eleitoral, servidores do TRE-ES, um membro da Procuradoria Regional Eleitoral e com o apoio de viatura da Polícia Militar.
Pichação
Na madrugada desta sexta-feira (5), o comitê de campanha de Luiz Paulo, em Vitória, foi atacado por pichadores. As câmeras de segurança do local flagraram cinco pessoas no momento em que praticavam o vandalismo em todas as placas externas da fachada onde funciona o comitê.
Nos últimos 15 dias, é a terceira vez que o local é atacado por pichadores. A coordenação da campanha vai registrar boletim de ocorrência e entregar o vídeo das câmeras à polícia para ajudar na identificação dos pichadores.