Quarta, 24 Abril 2024

​OAB nacional debate pedido de impeachment de Bolsonaro no dia 20

rizk_leonardo_sa-9251 Leonardo Sá

O processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro será debatido no Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que convocou seus membros para uma reunião no próximo dia 20 para decidir sobre o tema. Do Espírito Santo, integram o Conselho os advogados Jedson Marchesi Maioli, Luciana Mattar Vilela Nemer e Luiz Cláudio Silva Allemand.

O debate em torno do impeachment do presidente da República provoca divisão entre os advogados, em nível nacional, incluindo o Espírito Santo. Chamado a se posicionar, o presidente da Ordem no Estado, José Carlos Rizk Filho, se mantém em silêncio, como nesta quinta-feira. Até o fechamento dessa matéria, sua assessoria não havia retornado o contato.

Nesta quinta, o presidente da nacional da entidade, Felipe Santa Cruz, encaminhou ofício aos 81 membros do colegiado, destacando no documento as "quase 520 mortes" provocadas pela Covid-19. Santa Cruz vem falando em impeachment de Bolsonaro desde 2020, ressaltando, porém, a necessidade de primeiro combater a pandemia.

"Os fatos recentes, desvendados pela CPI no Senado, colocam ainda mais luz sobre a responsabilidade clara do governo federal com relação à tragédia que vivemos. Nosso direito constitucional básico – o direito à vida – está sob séria ameaça. Portanto, não é mais possível adiar o debate sobre a possível apresentação, por parte de nossa entidade, do pedido de impeachment do presidente", afirma o presidente da OAB na convocação.

Santa Cruz argumenta que a OAB nunca se furtou à defesa da vida e da democracia. "Estou certo de que esses princípios guiarão nosso debate, que deve se dar em clima de serenidade e respeito ao direito de defesa, sobre mais esse momento grave em que o Brasil exige, novamente, o posicionamento da Ordem", diz.

No ano passado, em uma de suas manifestações em favor do impeachment, o presidente nacional da OAB declarou ao jornal Valor Econômico: "Neste momento, nossa maior preocupação é a pandemia. Queremos uma campanha nacional de vacinação já. Após a pandemia, vamos, sim, abrir esse debate no Conselho Federal. Muitos advogados e conselheiros me cobram isso cotidianamente".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Antônio em Sexta, 02 Julho 2021 13:46

Bando de gente à toa

Bando de gente à toa
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/