Sábado, 18 Mai 2024

Pagung se fortalece na disputa por vaga do Tribunal de Contas

Pagung se fortalece na disputa por vaga do Tribunal de Contas

Em meio à confusão criada na articulação para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia, a ida de Dary Pagung (PRP) para o Tribunal de Contas do Estado (TCES) está a cada dia sendo mais assimilada pelo plenário. Com o desgaste do presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), o governador Renato Casagrande ganha o controle político do legislativo, podendo influir de forma mais direta nas decisões da Casa que envolvem o projeto político do governador.



Nesse contexto, ficará mais fácil coordenar a ida de Dary Pagung para o TCE, quando a vaga do conselheiro Marcos Madureira for aberta em maio. Nome leve, de bom transito na Casa e perfil fiel ao Executivo, Pagung se torna o candidato ideal para Casagrande e palatável ao plenário da Assembleia.



Com mais força de influência fica prejudicado o projeto do PT, que vem pressionado para que a vaga no Tribunal fique com o deputado Claudio Vereza (PT). O nome de Sérgio Borges (PMDB) já havia de inviabilizado por problemas na Justiça. Outro nome que não cola no plenário é o do deputado Atayde Armani (DEM).



Confirmado no Tribunal, Pagung resolve também o problema de acomodação política. Isso porque em sua região, Baixo Guandu, o deputado teria dificuldades para garantir a reeleição. Em 2010, conseguiu se manter na Assembleia por conta da legenda e de uma ajuda do então governador Paulo Hartung.



Caso os deputados batam o martelo para o nome de Pagung, as forças partidárias no plenário ficam mais equilibradas. O PMDB ficaria a partir de fevereiro com seis deputados, um a mais que o PT, mas como Paulo Roberto perdeu o mandato para o tucano Olmir Castiglioni, o partido ficará também com cinco deputados.



A ida de Vereza para o Tribunal, além de tirar um do PT, aumentaria a bancada do PMDB, com o retorno de Esmael Almeida. Embora haja um interesse em acomodar o peemedebista, o reforço na bancada do PMDB não agrada ao plenário.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/