O prefeito eleito de Marechal Floriano, na região serrana do Estado, está com a eleição em risco. A análise das contas de campanha do deputado estadual Cacau Lorenzoni (PP), que venceu a disputa no município, teve parecer técnico pela rejeição. As contas ainda serão analisadas pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se a Corte mantiver o parecer, ele pode ter o diploma cassado e o município realizar novas eleições.
Entre as irregularidades mais graves apresentadas no balanço, estão problemas nas doações de campanha. Este ano, as regras eleitorais proibiram o financiamento privado de campanha a candidatos, sendo permitidas apenas doações de pessoas físicas.
Nas contas de Cacau, porém, foram detectadas divergências entre os dados de doadores constantes da prestação de contas e as informações da base de dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil, evidenciando indícios de omissão quanto à identificação dos verdadeiros doadores da campanha eleitoral, não sendo possível confirmar a origem do recurso. Tais divergências, segundo o laudo, impedem a identificação e validação dos doadores, caracterizando essas doações como “Recursos de Origem Não Identificada”.
Além disso, também foi identificado o recebimento direto de doação realizada por pessoa física inscrita em programas sociais do governo e de doações efetuadas por pessoas físicas desempregadas há mais de 60 dias, bem como doação realizada por pessoa física cuja renda formal conhecida é incompatível com a doação realizada.
Com base nos dados do Renavam, foi identificado ainda o recebimento de doação ou cessão temporária de veículo realizada por doador que não está registrado como proprietário do veículo. Cacau Lorenzoni também teria extrapolado o limite de gastos estabelecido para as campanhas no município.
Diante das irregularidades encontradas, o parecer técnico foi pela desaprovação das contas. A área técnica sugeriu ainda o encaminhamento ao Ministério Público Eleitoral dos indícios de irregularidades, para aprofundamento das investigações.
Cacau foi eleito com 5.207 mil votos (53,22%) contra 4.576 (46,78) do atual prefeito Lidney Gobbi (PMDB), que por sua vez venceu a mulher de Cacau, a ex-prefeita Eliane Lorenzoni (PP).