Segunda, 29 Abril 2024

Partidos devem entregar lista de filiados até 14 de abril

Os 32 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até o dia 14 de abril para enviar, via internet, a relação de seus filiados. Em outubro do ano passado, após a janela de migrações partidárias, as siglas enviaram uma listagem para a Justiça. A lista com correções de eventuais problemas de filiações deve ser enviada novamente até o prazo deste mês. Quem não estiver na listagem, não poderá concorrer as eleições deste ano. 
 
Esta é uma exigência da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), a qual determina que as listas devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos. No ano passado foram detectados dois problemas no PSB, partido do governador Renato Casagrande, quando os republicanos Vandinho Leite e Glauber Coelho migraram para o ninho da pomba. 
 
Os novos socialistas, porém, não esperaram o prazo final para corrigir o problema e conseguiram, na Justiça Eleitoral, o ingresso na listagem dos filiados ao PSB capixaba para a eleição deste ano. Vandinho vai disputar a eleição de deputado federal pelo partido e Glauber buscará a reeleição para a Assembleia. 
 
As informações devem ser disponibilizadas todos os anos para a Justiça Eleitoral pelos próprios partidos, por meio do sistema Filiaweb. Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito.                                                                                                                                                                                                                                  
A última listagem entregue à Justiça Eleitoral, em outubro do ano passado, está disponível no sistema Filiaweb e contabiliza 15.264.775 eleitores filiados a partidos políticos.
 
Segundo a última relação, a legenda com o maior número de filiados é o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB): 2.355.183 (15,42%) inscritos. O Partido dos Trabalhadores (PT) ocupa a segunda posição, com 1.589.574 (10,41%) filiados. As agremiações que têm o menor número de inscritos são as duas que conseguiram o registro no TSE em 24 de setembro de 2013: o Solidariedade conta com 4.808 (0,031%) filiados e o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) filiou 4.461 (0,029%) eleitores.



* Com informações do TSE

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/