Sexta, 26 Abril 2024

​Pastores demonizam partido político em debate com candidatos em Vitória

lorenzo_pazolini_joa_coser_igrejas_reproducao Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o alvo principal do debate entre os candidatos a prefeito de Vitória, João Coser e Delegado Pazolini (Republicanos), realizado na tarde desse domingo (22), na sede da Igreja Evangélica Batista de Vitória (IEBV), localizada em uma extensa área margeando o canal de Camburi, em Jardim da Penha. A instituição religiosa é voltada para a candidatura de Pazolini, inclusive com postagens em redes sociais, onde ele é chamado de "nosso futuro prefeito". 

Ideologia de gênero, erotização infantil, casamento entre pessoas do mesmo sexo, aborto, família e corrupção foram temas recorrentes de perguntas feitas por vários pastores a João Coser, que sempre era questionado como se só essas práticas fossem bandeiras de luta do PT. Além desses temas, os pastores abordaram os candidatos sobre segurança pública, igualdade social, saúde e educação.

O evento foi promovido pelo Conselho Estadual das Igrejas Evangélicas (Ceigev-ES), Fórum Evangélico e Associação de Pastores, com participação de apoiadores de Pazolini, entre eles o vereador reeleito Davi Esmael (PSD). Na abertura do debate, foi anunciado que o Ceigev-ES representa todas as denominações evangélicas do Estado e que envolve cera de 1,6 milhão de pessoas.

Esse número foi contestado por evangélicos de instituições filiadas, por meio de suas igrejas, à Convenção das Assembleias de Deus (Cadeeso), que atua com suas próprias normas. Além disso, eles calculam que o Espírito Santo, com pouco mais de quatro milhões de habitantes e cerca de 33% da população evangélica, teria somente em torno de 1,32 milhão de evangélicos e não o número anunciado, para eles "muito exagerado e fora da realidade".

O debate começou com a apresentação dos candidatos, com o tempo de três minutos para cada um. O Delegado Pazolini apresentou-se como bem preparado para administrar a cidade, ressaltando sua trajetória de jovem auditor do Tribunal de Contas do Espírito Santo, depois delegado da Polícia Civil, onde se sobressaiu na área da infância e da juventude, elegendo-se deputado estadual. Deteve-se mais na política de segurança pública, citando o mote de sua campanha, "paz e tranquilidade".

João Coser, depois de se apresentar como político experiente, com dois mandatos de prefeito em Vitória, ressaltou que o maior desafio para o gestor público é na área da saúde, devido à pandemia da Covid-19, e enfatizou a proteção social aos menos favorecidos.

Na fase das perguntas, o pastor José Ernesto questionou: "João você é do PT e boa parte dos políticos do PT concorda com o aborto, casamento homossexual, educação sexual para crianças, ideologia de gênero. O PT apresentou corrupção, teve prisões. Por que nós votaríamos no PT?". E completou citando o Fórum de São Paulo, que "persegue a igreja e mata cristãos?".

João Coser explicou que alguns desses temas, que estão sendo debatidos na sociedade, foram aprovados no Congresso Nacional, destacando os 20 milhões de empregos e outras realizações dos governos do PT, que é a favor da vida e contra qualquer tipo de discriminação a igrejas.

"Respeitamos a vida, família, a Justiça, a pergunta não corresponde à realidade, me sinto injustiçado", disse João Coser. Ele destacou ainda que o núcleo familiar é tudo na construção da sociedade.

O pastor Deivison, da IEBV, depois de citar o artigo 226 da Constituição Federal, que estabelece homem e mulher como a base da família, perguntou sobre o conceito de família e ideologia de gênero, obtendo como resposta de João Coser: "Esse tema é criado para incentivar o ódio e a fake news", e destacou que o importante é "o que eu posso fazer para ajudar as pessoas", voltando a ressaltar os valores da família e da vida.

Embora concentrado em perguntas sobre esses temas, muito utilizados desde a campanha eleitoral que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, o debate abordou temas como transporte coletivo, segurança pública, educação e saúde.

O Delegado Pazolini prometeu, caso eleito, liberar porte de arma para a guarda municipal e instalar uma escola cívico-militar em tempo integral, no modelo introduzido no país por Bolsonaro. Ele destacou ações realizadas como delegado da área de infância e juventude e disse que pretende unir a cidade.

O debate provocou reações nas redes sociais, por meio de postagens de evangélicos insatisfeitos com o tom tendencioso das perguntas dirigidas a João Coser. Alguns textos chamavam o evento de "arapuca" para o candidato, no mesmo tom das fake news que demonizaram o PT, transformando-o no "mais perigoso inimigo das igrejas".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 30

Araujo em Segunda, 23 Novembro 2020 15:39

Os evangélicos fariseus são os que defendem a família e votam no Bolsonaro que teve mais par e filhos com diferentes parceiras do que o coelho do meu vizinho. Adultério é pecado, ou a cara de vocês que tem dois lados, uma de pele e outra de pau?

Pazolini trabalha com o medo e a proteção da moral. Uma vigilância paranóica que envolvendo a sexualidade e fragilidade de gente cheia de complexos e preconceitos. leiam Totem e Tabu e As @iases2020eias Abertas da America Latina, após a leitura da Bíblia para não ser tão ignorante. Errais por não conhecerem as escrituras de Deus e dos homens sábios, e ficarem presos a uma falsa moral com pedras nas mãos a serem lançadas nos outros.

Os evangélicos fariseus são os que defendem a família e votam no Bolsonaro que teve mais par e filhos com diferentes parceiras do que o coelho do meu vizinho. Adultério é pecado, ou a cara de vocês que tem dois lados, uma de pele e outra de pau? Pazolini trabalha com o medo e a proteção da moral. Uma vigilância paranóica que envolvendo a sexualidade e fragilidade de gente cheia de complexos e preconceitos. leiam Totem e Tabu e As @iases2020eias Abertas da America Latina, após a leitura da Bíblia para não ser tão ignorante. Errais por não conhecerem as escrituras de Deus e dos homens sábios, e ficarem presos a uma falsa moral com pedras nas mãos a serem lançadas nos outros.
ALBA AGUIAR em Segunda, 23 Novembro 2020 17:29

Não me incluo entre os que se fazem representar por esses ditos representantes dos evangélicos. Sou membro da 1ª Igreja Batista de Vitória e sou adepta dos ensinos do Cristo Jesus. Aceito a Escritura Bíblica na sua inteireza, compreendida na atual contextualidade, em que o meu Senhor Jesus Cristo enxerga o humano com o olhar amoroso, em que o convívio não é excludente e sim de compaixão. Nestes termos, a conduta dos referidos representantes evangélicos, fugindo de um debate sério e não tendencioso soa desrespeitoso e demonstra um poder que não tem. Afirmo que nem todos os evangélicos são ovelhas passivas que se colocam em um curral e se privam da liberdade de escolhas sérias e comprometidas com a boa política que prima pela autonomia dos cidadãos e do livre pensar.

Assim, neste segundo turno minha escola é João Carlos Cozer, porque tem uma visão política mais ampliada e , por certo, tem maior comprometimento com políticas públicas includentes e não está comprometido com este atraso bolsonarista reinante nas mentes de muitos.

Não me incluo entre os que se fazem representar por esses ditos representantes dos evangélicos. Sou membro da 1ª Igreja Batista de Vitória e sou adepta dos ensinos do Cristo Jesus. Aceito a Escritura Bíblica na sua inteireza, compreendida na atual contextualidade, em que o meu Senhor Jesus Cristo enxerga o humano com o olhar amoroso, em que o convívio não é excludente e sim de compaixão. Nestes termos, a conduta dos referidos representantes evangélicos, fugindo de um debate sério e não tendencioso soa desrespeitoso e demonstra um poder que não tem. Afirmo que nem todos os evangélicos são ovelhas passivas que se colocam em um curral e se privam da liberdade de escolhas sérias e comprometidas com a boa política que prima pela autonomia dos cidadãos e do livre pensar. Assim, neste segundo turno minha escola é João Carlos Cozer, porque tem uma visão política mais ampliada e , por certo, tem maior comprometimento com políticas públicas includentes e não está comprometido com este atraso bolsonarista reinante nas mentes de muitos.
Larissa em Terça, 24 Novembro 2020 10:26

Completamente equivocada! Suas razões são desprovidas, a toda evidência, de qualquer base empírica! Somos a favor da verdade, do real conceito de família, e não apoiamos quem responde a uma dezena de processos judiciais por corrupção, peculato e malversação de dinheiro público. Firme nessas razões, iremos votar em Pazolini 10 para o bem da nossa igreja e de todo povo capixaba.

Completamente equivocada! Suas razões são desprovidas, a toda evidência, de qualquer base empírica! Somos a favor da verdade, do real conceito de família, e não apoiamos quem responde a uma dezena de processos judiciais por corrupção, peculato e malversação de dinheiro público. Firme nessas razões, iremos votar em Pazolini 10 para o bem da nossa igreja e de todo povo capixaba.
geni em Terça, 24 Novembro 2020 10:44

Larissa defendendo seu patrão. Será que terá rachadinha tb.!!!

Larissa defendendo seu patrão. Será que terá rachadinha tb.!!!
Gabrie em Terça, 24 Novembro 2020 16:04

Parabéns Larissa pela sua exponencial e lúcida explanação. Pazolini 10 Prefeito

Parabéns Larissa pela sua exponencial e lúcida explanação. Pazolini 10 Prefeito
Éfrem em Quinta, 26 Novembro 2020 20:32

Parabéns Larissa.

Parabéns Larissa.
4lex5andro em Quinta, 26 Novembro 2020 22:02

Pois é. Nenhum dos candidatos é o ideal pra o ES.
Mas há que se escolher o mais razoável, pelo menos.

Não são temas ''rasteiros'' ou ''capciosos'' só para os petistas, mas tem precedente, endereço e sobrenomes.

Desafio este e qualquer outro site e fórum a pesquisar como foi a atuação da bancada petista quando o partido vermelho governava o país, exatamente nessas agendas.

E com o judiciário sendo aparelhado, o futuro que se avizinhava era o do ataque à propriedade privada, liberdades individuais (como de autodefesa armada) e á autonomia de credo das igrejas.

Cristão nem cogita em votar em socialista ou aliado de socialista, isso já deveria ser mais que pacificado em quaisquer denominações sejam protestantes ou católicas.

Paz e bem.

Pois é. Nenhum dos candidatos é o ideal pra o ES. Mas há que se escolher o mais razoável, pelo menos. Não são temas ''rasteiros'' ou ''capciosos'' só para os petistas, mas tem precedente, endereço e sobrenomes. Desafio este e qualquer outro site e fórum a pesquisar como foi a atuação da bancada petista quando o partido vermelho governava o país, exatamente nessas agendas. E com o judiciário sendo aparelhado, o futuro que se avizinhava era o do ataque à propriedade privada, liberdades individuais (como de autodefesa armada) e á autonomia de credo das igrejas. Cristão nem cogita em votar em socialista ou aliado de socialista, isso já deveria ser mais que pacificado em quaisquer denominações sejam protestantes ou católicas. Paz e bem.
José Nilton. em Terça, 24 Novembro 2020 13:20

Parabéns!!!!!!!!

Parabéns!!!!!!!!
Andressa em Terça, 24 Novembro 2020 14:31

Concordo com você Alba. Infelizmente muitas igrejas tem usado o seu "poder" frente aos fieis para manipular e deturpar as informações.

Concordo com você Alba. Infelizmente muitas igrejas tem usado o seu "poder" frente aos fieis para manipular e deturpar as informações.
Letícia Tinôco em Terça, 24 Novembro 2020 21:42

Isso mesmo Alba Aguiar! As igrejas evangelicas que tem essa postura de indicar um candidato e influenciar seus seguidores deviam se ocupar dos pobres, vulneráveis e fazer as obras de Deus , ao invés de se aliar a corruptos, falsos, gananciosos pelo poder. Somos seguidores de Jesus e não desses pastores, devemos nos comprometer com a boa politica que inclui e governa todos. Por isso #nostodossomosjoao Vote 13 #pelademocracia

Isso mesmo Alba Aguiar! As igrejas evangelicas que tem essa postura de indicar um candidato e influenciar seus seguidores deviam se ocupar dos pobres, vulneráveis e fazer as obras de Deus , ao invés de se aliar a corruptos, falsos, gananciosos pelo poder. Somos seguidores de Jesus e não desses pastores, devemos nos comprometer com a boa politica que inclui e governa todos. Por isso #nostodossomosjoao Vote 13 #pelademocracia
Oscar neto em Segunda, 23 Novembro 2020 19:36

João coser é mais preparado, e amigo da igreja !!!

João coser é mais preparado, e amigo da igreja !!!
Yago em Terça, 24 Novembro 2020 16:06

E inimigo da malversação de dinheiro público. O passado do Coser é por demais pessimo. Alvo de ações inúmeras por corrupção quando vi no site do Tribunal de Justiça.

E inimigo da malversação de dinheiro público. O passado do Coser é por demais pessimo. Alvo de ações inúmeras por corrupção quando vi no site do Tribunal de Justiça.
Éfrem em Quinta, 26 Novembro 2020 20:35

Parabéns! Dize-me com quem andas e direis quem és, candidato que tem como cabo eleitoral um chefe de quadrilha que quebrou o país não merece consideração. Pazolini 10.

Parabéns! Dize-me com quem andas e direis quem és, candidato que tem como cabo eleitoral um chefe de quadrilha que quebrou o país não merece consideração. Pazolini 10.
Ricardo em Terça, 24 Novembro 2020 10:22

Para nós evangélicos restou cristalino que Pazolini é o único candidato que nos representa. Assim, todos nós aqui em casa iremos votar no 10.

Para nós evangélicos restou cristalino que Pazolini é o único candidato que nos representa. Assim, todos nós aqui em casa iremos votar no 10.
Andressa em Terça, 24 Novembro 2020 14:32

Eu discordo, mas respeito a sua opinião. Antes da decisão sugiro procurar saber e conhecer todos os programas e projetos desenvolvidos na gestão Coser. Vamos fazer uma visita ao passado e avaliar se não merecemos todo o investimento e a experiência novamente.

Eu discordo, mas respeito a sua opinião. Antes da decisão sugiro procurar saber e conhecer todos os programas e projetos desenvolvidos na gestão Coser. Vamos fazer uma visita ao passado e avaliar se não merecemos todo o investimento e a experiência novamente.
Hygor em Terça, 24 Novembro 2020 16:02

O passado que conheço é tenebroso com as dezenas de ações judiciais por corrupção que Joao Carlos Coser é alvo por simples consulta no site do TJ/ES

O passado que conheço é tenebroso com as dezenas de ações judiciais por corrupção que Joao Carlos Coser é alvo por simples consulta no site do TJ/ES
Éfrem em Quinta, 26 Novembro 2020 20:38

É o mesmo que prometeu no passado prometeu metrô de superfície, candidato sem nenhuma credibilidade. Pazolini 10.

É o mesmo que prometeu no passado prometeu metrô de superfície, candidato sem nenhuma credibilidade. Pazolini 10.
geni em Terça, 24 Novembro 2020 10:49

É preocupante o rumo da religião nesse país. E ainda existem pessoas que acreditam que pastores não estão em busca de poder. Será que os evangélicos tem consciência do mal estar que a palavra evangélico tem causado? Breve o resultado dessa opção política será percebido, tudo tem um preço.

É preocupante o rumo da religião nesse país. E ainda existem pessoas que acreditam que pastores não estão em busca de poder. Será que os evangélicos tem consciência do mal estar que a palavra evangélico tem causado? Breve o resultado dessa opção política será percebido, tudo tem um preço.
Andressa em Terça, 24 Novembro 2020 14:33

Foro o desrespeito entre eles. O desrespeito a própria família. Traições.

Foro o desrespeito entre eles. O desrespeito a própria família. Traições.
4lex5andro em Quinta, 26 Novembro 2020 22:04

Quem se omite em nome de uma suposta segurança, perderá essa e a liberdade também.
Pesquise como os amigos do '13' tratam os missionários cristãos em Pequim ou Havana, por exemplo.

Não é por um candidato evangélico, mas por uma opção que não persiga as igrejas e sua liberdade de credo.

Quem se omite em nome de uma suposta segurança, perderá essa e a liberdade também. Pesquise como os amigos do '13' tratam os missionários cristãos em Pequim ou Havana, por exemplo. Não é por um candidato evangélico, mas por uma opção que não persiga as igrejas e sua liberdade de credo.
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/