Quinta, 28 Março 2024

PCdoB manifesta apoio a Casagrande e defende unidade em torno de Lula

neto_barros_leonardo_sa_1 Leonardo Sá
Leonardo Sá
Em resolução da Comissão Política Estadual, divulgada nesta segunda-feira (6), o PCdoB capixaba manifestou necessidade de unidade no campo progressista "em torno da reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), com um palanque forte e unificado para Lula/Alckmin, como sendo a alternativa concreta e mais eficaz para impedir o avanço do autoritarismo em nosso Estado e no Brasil". A decisão destaca que a meta é eleger Lula no primeiro turno, contando com a aliança do senador Fabiano Contarato (PT), "defensor do estado democrático de direito".

O presidente do PCdoB, Neto Barros, pré-candidato a deputado estadual, ressalta que os partidos progressistas possuem excelentes nomes para compor a chapa de reeleição como pré-candidatos a vice e ao Senado, justamente os pontos até então rejeitados por Casagrande, segundo os meios políticos. O PCdoB integra a federação partidária com o PT e o PV.

"Estamos acenando e com o que temos de melhor em nosso campo para derrotar Magno Malta e [Sergio] Meneguelli", disse, referindo-se aos pré-candidatos ao Senado perlo PL e Republicanos, respectivamente, que lideram as pesquisas até agora. Para ele, "não há outro caminho para se aprimorar o governo, que terá que tomar medidas extremas de combate à fome", enfatizando que mais de 300 mil estão vivendo nessa condição no Estado.
 
O partido aponta as duas pré-candidaturas ao governo do Estado que apoiam o ex-presidente Lula, a de Fabiano Contarato (PT) e a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Sobre Contarato, afirma que é um "nome que tem se destacado no exercício de seu mandato como um irredutível defensor do Estado de Direito e das garantias fundamentais individuais e coletiva".

A resolução do PCdoB ressalta que Contarato, por seu desempenho no Congresso na "trincheira de luta barrando as políticas nefastas de Bolsonaro, será um baluarte importante na coesão das forças progressistas e democráticas e terá uma contribuição inestimável na campanha".

Quanto à pré-candidatura de Casagrande, "o único governador do campo democrático e progressista eleito fora da região Nordeste", o PCdoB considera que ele faz uma "gestão com crescimento econômico acima da média nacional, com as contas equilibradas, significativo volume de recursos no Fundo Soberano e grandes investimentos em infraestrutura, na educação, e tendo na saúde a fundamental contribuição de quadros do PCdoB e do PT, com destaque nacional no enfrentamento da pandemia e na reorganização do SUS estadual".

O partido destaca que 
"o Brasil está polarizado ante uma encruzilhada histórica, na eleição que irá definir nosso presente e futuro. Só retornaremos ao caminho da democracia, da soberania nacional, do desenvolvimento com inclusão social, capaz de erradicar a fome e a miséria de nosso povo, se pudermos impedir que o líder da extrema-direita, de orientação fascista, continue na Presidência da República, espalhando ódio, fazendo piada com a morte de milhares de pessoas vitimadas pela Covid-19, desacreditando a ciência, enquanto o Brasil segue à deriva, destroçado economicamente".

O documento destaca ainda que, "a fim de não deixar espaço para as artimanhas políticas dos golpistas e não permitir que a extrema-direita continue a espalhar o ódio, a destruir direitos, ampliando a fome e a miséria torna-se imperativo unir esforços para eleger Lula ainda no primeiro turno, porém, divisões no campo democrático podem comprometer essa possibilidade".

Para o PCdoB, essa "é uma questão que vai muito além de uma disputa eleitoral. É uma questão humanitária. É preciso que a barbárie seja derrotada, que o povo volte a sonhar e transformar seus sonhos em realidade. Não há uma terceira alternativa, apesar dos esforços da grande mídia e de parte dos economicamente privilegiados".

Impasse

A decisão do PCdoB surge no momento em que a militância do PT leva
às ruas a pré-candidatura de Contato, antecipando-se à definição da Executiva Nacional, que depende de articulações relacionadas ao apoio a Casagrande, o que desagrada a membros da direção estadual do partido, entre eles o deputado federal Helder Salomão e a deputada estadual Iriny Lopes, além de petistas históricos como Perly Cipriano, pré-candidato a deputado federal.

Além de uma relação distanciada entre o governador e a direção do PT, o impasse tem como causa a indicação pelo PT de nomes para vice-governador e ao Senado. Nos bastidores, a suspensão da pré-candidatura já estaria tomada no âmbito nacional, a fim de que o ex-presidente Lula tenha um único palanque.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/