Sábado, 27 Abril 2024

Pesquisa entra em campo para diminuir capital político de Magno

Pesquisa entra em campo para diminuir capital político de Magno

A pesquisa Futura publicada nesse domingo (3) no jornal A Gazeta aumentou a movimentação nos meios políticos sobre a disputa eleitoral de 2014. O levantamento aponta o governador Renato Casagrande com 43,9% das intenções de voto, seguido pelo senador Magno Malta (PR), com 23,9%, e pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB), com 17,6%.



Para alguns observadores, a pesquisa buscaria diminuir o capital do senador, para tentar frear sua investida ao governo do Estado. Isso porque o senador apareceu no programa de TV do PR criticando as áreas da saúde e segurança, e ameaçando romper com o governo Casagrande, o que daria margem para a articulação em torno de um palanque de oposição, capitaneado pelo republicano.



As leituras do mercado político sobre a pesquisa apontam para dois sentidos: o primeiro é de que dado o histórico do instituto em pleitos passados, existe a possibilidade de que o tamanho de Magno Malta seja ainda maior. Até porque o nome de Ricardo Ferraço (PMDB), que até o momento não se colocou como possível candidato ao governo, ao ser incluído na amostragem, divide os votos.



Outra leitura é de que se Magno há quase dois anos do pleito apresenta de fato uma diferença de 20 pontos do governador Renato Casagrande, a ameaça do senador é realmente iminente, ainda que a rejeição seja tão alta quando aparece na pesquisa, 43,6%.  Se considerarmos que o senador tem este tamanho apresentado na pesquisa, o risco de tê-lo em um palanque de oposição é muito grande para o grupo do governador, disputado a reeleição.



Ainda mais se considerarmos também os dados sobre a gestão de Casagrande, com 39% de aprovação do governador e com os problemas da Segurança e da Saúde destacados pelos entrevistados.



Nos meios políticos, a utilização da pesquisa eleitoral vem causando controvérsias sucessivamente nos períodos eleitorais, principalmente após o episódio envolvendo o Instituto Futura, na véspera do segundo turno das eleições municipais, em Vitória, no ano passado.



A pesquisa apontava uma virada do candidato Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) contra o candidato do PPS, Luciano Rezende, que vinha liderando a corrida eleitoral até então. Com a apuração dos votos e a confirmação da vitória de Luciano, a pesquisa teria perdido credibilidade nos meios políticos, daí o cuidado na avaliação dos dados publicados nesse domingo.



A possibilidade de o senador Magno Malta liderar um palanque de oposição contra o governador Renato Casagrande desestabiliza o sistema de coalizão estabelecido em torno de seu palanque em 2010. Com o apoio de 16 partidos, incluindo o PR, o governador Renato Casagrande foi eleito e a base vem se mantendo unida e ampliada desde então. A saída do PR joga por terra a possibilidade de um palanque de consenso com Casagrande à frente em 2014, colocando em risco sua reeleição.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/