Segunda, 29 Abril 2024

Pesquisa favorável a Paulo Hartung não reflete cenário eleitoral do Estado

Pesquisa favorável a Paulo Hartung não reflete cenário eleitoral do Estado
A pesquisa Futura publicada no jornal A Gazeta desta terça-feira (8) foi interpretada no mercado político como um recado para o fortalecimento da ainda não confirmada candidatura do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ao governo do Estado. O levantamento que ouviu apenas os eleitores de Vila Velha prejudica uma ideia do panorama eleitoral deste ano, já que um município não reflete o pensamento do Estado todo.



A ideia é mostrar uma série de pesquisas casadas com a avaliação dos prefeitos, empossado em janeiro de 2013. Neste fim de semana está prevista a divulgação do levantamento feito no município da Serra. 
 
Os recortes não contribuem para uma avaliação geral da situação dos nomes colocados e acabam municiando a manobra do peemedebista para enfraquecer o palanque palaciano. Isto porque cria uma imagem sobre a candidatura de Hartung, abonada pelos números. O cenário, porém, é artificial porque não reflete o cenário estadual. 
 
Além disso, a forma de divulgação destaca a pesquisa estimulada, que na verdade não reflete a manifestação de votos. Enquanto a estimulada mostra um empate técnico entre Renato Casagrande (35,5%) e Paulo Hartung (30,8%), na espontânea o cenário é bem diferente. O governador aparece com dois terços das intenções de voto, com 19,1%. Já o ex-governador tem apenas 12,9%. 
 
A explicação do diretor do instituto Futura, João Gualberto de que a indecisão de Hartung lhe tiraria votos na espontânea não convence o mercado político, já que a intenção de voto nessa forma de levantamento é considerada pelos especialistas em pesquisa uma declaração sentimental, de lembrança do candidato. 
 
Além disso, o desempenho dos demais nomes citados na espontânea também favorece o governador Renato Casagrande, já que o senador Ricardo Ferraço (PMDB), que aparece com 5,7%, já declarou apoio a Casagrande. O senador Magno Malta (PR), que é desafeto de Hartung, aparece com 5,2% e também não transfere votos para o ex-governador. 
 
Já o grande número de indecisos, 48,4%, um índice normal a seis meses do pleito, favorece o ex-governador. Isso porque Hartung conta com uma blindagem de sua imagem pela maioria dos veículos de comunicação do Estado, já o governador Renato Casagrande não tem o mesmo tratamento que Hartung tinha quando estava no comando do Estado. 
 
Senado
 
A grande surpresa da pesquisa aparece no levantamento para a disputa ao Senado. Desde que anunciou sua filiação ao PR, do senador Magno Malta, o delegado de Delitos no Trânsito, Fabiano Contarato, que antes era fonte de referência para imprensa local, sobretudo televisiva, sobre acidentes e problemas no trânsito, desapareceu das manchetes. 
 
Mesmo assim, sua popularidade continua em alta. Na pesquisa estimulada ele aparece com 20% das intenções de votos. Em um cenário sem Hartung na disputa, o delegado sobe para 27,8%. Seu índice pode ser explicado pela sua penetração nas redes sociais e pelo fato de ser um nome novo no cenário. 
 
Os demais nomes apresentados já são conhecidos do cenário. Além de Hartung, também são citados o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) e a deputada federal Rose de Freitas (PMDB). Mas o que chama a atenção é que no levantamento para o Senado, a pesquisa espontânea, embora tenha sido feita, não foi divulgada.
 
No frigir dos ovos, a pesquisa apontou um cenário em que Hartung acirra a disputa para o governo, embora não seja o favorito e levaria a disputa para o Senado com facilidade, já que aparece com 42,2%. Mas este apontamento é prejudicado para a leitura da classe política, já que não foi divulgada a rejeição para o Senado. O levantamento registrado sob o número 00001/2014 foi realizado nos dias 27 e 28 de março e ouviu 400 pessoas no município de Vila Velha. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/