O prefeito de Conceição da Barra, no norte do Estado, Chicão Vervloet (PSDB), começou o mandato com uma derrota na Câmara de Vereadores do município, já no primeiro dia do ano. A vereadora eleita presidente da Casa, Mirtes Eugênia (PR), contrariou as articulações que antecederam eleição.
O prefeito havia feito um compromisso com o grupo de quatro vereadores, apoiando a candidatura de George Batista (PV). Para vencer a disputa na Casa, que é composta por 11 vereadores, ele precisava de mais dois votos. O interessante é que os votos que definiram a eleição de Mirtes no grupo da oposição, contou com osvotos de dois vereadores do PSDB, partido do prefeito: Luciara Ferreira da Silva, a Ciara, e Sidiomar Souza Barbosa, o Mamá.
A dúvida nos meios políticos locais é se o prefeito foi derrotado ou se consentiu com a costura em torno de Mirtes. Se tiver sido a segunda opção o relacionamento do prefeito com o grupo dos quatro vereadores que apoiaram o nome de George Batista, vai ficar ruim com o prefeito. No grupo está o vereador mais bem votado da eleição passada, Mateusinho Vasconcelos (PP).
Independente do motivo, na cidade a impressão é que o prefeito saiu derrota do processo, o que o deixa desgastado para iniciar uma gestão que por si só já é complicada por suceder o prefeito Jorge Donati, que teve suas duas gestões bem avaliadas na cidade.
As articulações de Donati com a Câmara, porém, nunca foram tão harmoniosas. Exemplo disso aconteceu em março de 2016, durante, uma das internações do prefeito – que faleceu no início de novembro passado –, a Câmara tentou empossar a então vice-prefeita Adélia Marchiori (PMDB). Donati teve de entrar na Justiça para evitar a perda do mandato.