Sexta, 19 Abril 2024

Prefeito e ex-prefeito trocam acusações em Baixo Guandu

netobarros_facebook Facebook

Depois de oito anos de gestão de Neto Barros (PCdoB), as eleições para sua sucessão na Prefeitura de Baixo Guandu, noroeste do Estado, foram cheias de polêmicas no ano passado e terminaram com a vitória do ex-prefeito e opositor Lastênio Cardoso (Solidariedade), derrotando por pouco mais de 3% de diferença Eloy (PDT), candidato da situação. Logo no início da gestão, os ânimos continuam acirrados na disputa entre os dois projetos políticos na cidade.

Nesta semana, o tema da discórdia foi o Parque da Lagoa, considerada a "cereja do bolo" da gestão de Neto Barros, inaugurado no final do seu mandato em área de 14 mil metros quadrados, às margens da BR-259. Uma das principais atrações, os pedalinhos utilizados na lagoa foram tirados de circulação pelo atual prefeito, que teve que ir às redes sociais para justificar a atitude, misturando sua alegação inicial de prevenção ao coronavírus com a informação de estarem em manutenção por conta de defeitos que poderiam causar acidentes.

Apoiadores de Neto Barros alegaram, porém, que os pedalinhos foram depositados em espaço pertencente à Igreja Católica, ficando expostos ao sol e à chuva, conforme registraram em fotografias.

Divulgação

Mas os pedalinhos em forma de cisne não foram a principal questão. Lastênio Cardoso indicou apoio ao projeto que tramita na Câmara de Vereadores para trocar o nome do Parque da Lagoa para Parque Elci Pereira, em homenagem a outro ex-prefeito do município, falecido em 2018, tendo Lastênio sugerindo o apelido de Pereirão para o local.

Neto Barros, hoje secretário de Governo da Serra, respondeu manifestando solidariedade à família de Elci, por considerar que este teve seu nome "levianamente envolvido numa discussão política de baixíssimo nível", destacando que a maioria da população guanduense não deseja a mudança do nome do Parque da Lagoa.

"Isso mostra como as coisas vão de mal a pior em Baixo Guandu. Na verdade, o que os inquilinos da prefeitura querem é tentar apagar o sucesso da nossa gestão, encobrir os desmandos praticados por eles desde janeiro, como perseguições políticas, ausência de gestão, incapacidade de administrar bem a dinheirama que deixamos, escândalos ocorridos dentro de prédios públicos presenciados por várias pessoas, e a bomba que estourou recentemente, que são os absurdos aluguéis contratados simplesmente para ajudar os apoiadores ricos da campanha eleitoral", disparou Neto Barros.

Lastênio não deixou por menos: anunciou nesta sexta-feira (12), em suas redes sociais, que na próxima semana será dado início a uma "grande auditoria em toda prefeitura para ver aonde foi o nosso dinheiro nos últimos oito anos", numa insinuação sobre mau uso dos recursos por Neto. "Podem esperar coisas absurdas", completou o atual prefeito.

Opositores de Lastênio Cardoso criaram um abaixo-assinado online, que contava com mais de 660 assinaturas até o fechamento desta reportagem. "Com obras ainda não finalizadas e com dinheiro em caixa pra isso, sabemos que essa não é a prioridade. Se você concorda que os pedalinhos devem voltar para usufruto dos munícipes e que o parque deve continuar com o nome que lhe foi concedido desde o projeto até a sua inauguração, ajude-nos assinando essa petição", diz o documento.

Ao que tudo indica, a queda de braço entre o ex e o atual prefeito, mais fortes lideranças do município, ainda vai se estender nos próximos anos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 7

Agmarcarioca em Sexta, 12 Março 2021 21:24

Ainda quer falar do poderoso Sergio Meneguelli

Ainda quer falar do poderoso Sergio Meneguelli
Creuza Prudencio em Domingo, 14 Março 2021 19:06

Parque da Lagoa é o cartão postal de Baixo Guandu.
E o atual prefeito não tem o direito de tirar isso de Baixo.
Além de ser cartão postal é um lugar de lazer pra população.
Que continue Parque da Lagoa, e que volte os pedalinhos.
O que está pronto e muito lindo por sinal não se deve mexer.
Com todo respeito Elci Pereira:
Mas fora pereirão ,e continua Parque da Lagoa. ????

Parque da Lagoa é o cartão postal de Baixo Guandu. E o atual prefeito não tem o direito de tirar isso de Baixo. Além de ser cartão postal é um lugar de lazer pra população. Que continue Parque da Lagoa, e que volte os pedalinhos. O que está pronto e muito lindo por sinal não se deve mexer. Com todo respeito Elci Pereira: Mas fora pereirão ,e continua Parque da Lagoa. ????
Jose clsudio peyneau em Segunda, 15 Março 2021 11:06

Nao vamos deichar que troque o nome de parque da lagoa,por pereirao,nome orrivel.logo na entrada de nossa cidade.vamos deichar o que esta pronto.arranja uma outra forma de construir outra entidade e coloca o nome de pereirao.mas nao o nosso parque que foi dado como parque da logoa nome que destacou em nossa cidade.vamos lutar pra concervar o nome de parque da lagoa.

Nao vamos deichar que troque o nome de parque da lagoa,por pereirao,nome orrivel.logo na entrada de nossa cidade.vamos deichar o que esta pronto.arranja uma outra forma de construir outra entidade e coloca o nome de pereirao.mas nao o nosso parque que foi dado como parque da logoa nome que destacou em nossa cidade.vamos lutar pra concervar o nome de parque da lagoa.
Morador em Segunda, 15 Março 2021 13:58

Eu que quero saber onde foi parar o dinheiro nos dois mandatos dele de 2004 a 2013, péssima gestão, funcionários públicos com salário atrasado e VÁRIAS ruas mal pavimentadas. Agora com o sistema de saúde quase lotado no ES e a economia frágil, ele pensa em mudar o nome de uma praça, mesmo que tenha sido deixada como "legado" do Neto, ele tem coisas mais urgentes para resolver.
Sem falar das promessas ilusórias que ele fez nas eleições e a gasolina que ele "pagou" pra geral aqui na cidade.

Eu que quero saber onde foi parar o dinheiro nos dois mandatos dele de 2004 a 2013, péssima gestão, funcionários públicos com salário atrasado e VÁRIAS ruas mal pavimentadas. Agora com o sistema de saúde quase lotado no ES e a economia frágil, ele pensa em mudar o nome de uma praça, mesmo que tenha sido deixada como "legado" do Neto, ele tem coisas mais urgentes para resolver. Sem falar das promessas ilusórias que ele fez nas eleições e a gasolina que ele "pagou" pra geral aqui na cidade.
Marcua em Segunda, 15 Março 2021 19:26

Sabe que eu acho como cidadã. Que vocês atual é ex prefeito deveriam ter respeito um para outro. Porque ficar criticando o que outro fez ou deixou de fazer isso é muito feio. Atual deixa para traz o que o ex fez. E só preservar. Vocês já pararam pra pensar em quem os elegeram? Então atual atua naquilo que você acha mais com precisão. Realmente o Parque das alogoas estava lindo. Por favor trabalha com honestamente com dignidade para com essas ofensas
Vocês são dois adultos..E por isso que nada muda nesse nosso Brasil. Por falta de ética Leva a população mais a sério. E viva a Democracia. Façam críticas construtivas. E não ficam se debatendo em redes sociais.

Sabe que eu acho como cidadã. Que vocês atual é ex prefeito deveriam ter respeito um para outro. Porque ficar criticando o que outro fez ou deixou de fazer isso é muito feio. Atual deixa para traz o que o ex fez. E só preservar. Vocês já pararam pra pensar em quem os elegeram? Então atual atua naquilo que você acha mais com precisão. Realmente o Parque das alogoas estava lindo. Por favor trabalha com honestamente com dignidade para com essas ofensas Vocês são dois adultos..E por isso que nada muda nesse nosso Brasil. Por falta de ética Leva a população mais a sério. E viva a Democracia. Façam críticas construtivas. E não ficam se debatendo em redes sociais.
Regina Pereira em Quarta, 17 Março 2021 02:26

Parem com isso crianças!! Essa brincadeira de faz e desfaz já deu!! Coisa feia !!! Que tal trabalhar sério e mostrar a que veio sr. Atual
prefeito!... Não sou a favor de políticos profissionais sou a favor da cidade e do povo, honrar com seus compromissos isso sim é bonito!!??

Parem com isso crianças!! Essa brincadeira de faz e desfaz já deu!! Coisa feia !!! Que tal trabalhar sério e mostrar a que veio sr. Atual prefeito!... Não sou a favor de políticos profissionais sou a favor da cidade e do povo, honrar com seus compromissos isso sim é bonito!!??
Forasteiro em Terça, 20 Abril 2021 19:13

Se é do PC do B então boa coisa não é

Se é do PC do B então boa coisa não é
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/