Sábado, 04 Mai 2024

Presidente da CUT-ES concentra holofotes políticos do movimento

Presidente da CUT-ES concentra holofotes políticos do movimento
A grande estrela da manhã de manifestações desta sexta-feira (30) foi o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Calos Nunes (foto). A mobilização nacional contra o projeto que facilita a terceirização da mão de obra levou os sindicatos para as ruas. 
 
 
Na concentração de trabalhadores, apenas Nunes falava em nome do movimento. A concentração de holofotes lhe rendeu uma grande visibilidade. Resta saber se os transtornos causados pela manifestação no trânsito e a cobertura depreciativa de parte da mídia do movimento não vão prejudicar a construção dessa imagem.
 
A impressão dos mercados políticos é de que a movimentação de Nunes aumente seu capital político em sua principal base, o meio sindicalista. O petista, que disputou a eleição em 2010 para deputado estadual, obteve 14.087 votos.  O fortalecimento da imagem com o setor sindical pode ajudar a construir uma candidatura para 2014.
 
Essa tentativa de capitalizar politicamente o movimento já vem de algum tempo. Primeiro com a manifestação organizada pelas centrais no em todo o País, no dia 11 de julho. No Espírito Santo, porém, a movimentação não atraiu muitos trabalhadores. 
 
Depois disso em uma sessão da Assembleia, após o retorno do recesso parlamentar, quando o movimento das ruas esteve reunido em frente ao prédio do Legislativo, Nunes se uniu ao movimento e foi ele quem apareceu na foto, entregando a pauta de reivindicações em nome do movimento ao presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM). 
 
Para a eleição interna do PT, a movimentação de Nunes também pode se capitalizar politicamente. Nunes faz parte do chamado grupo sindicalista do PT. Ele apoia a candidatura do ex-prefeito João Coser à presidência do partido. Os movimentos podem servir para aumentar a participação desse grupo na eleição, que acontece em 10 de novembro próximo. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/