Quinta, 28 Março 2024

Professores, ex-prefeito, pastores e policial federal são cotados ao Senado

celia_reinaldo_seculo_ufes Arquivo SD/Ufes

Com a proximidade da época de definições de partidos e domicílios eleitorais e formação de federações, com início no mês de abril, conforme as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral, a relação de pré-candidatos ao Senado para preenchimento de uma única cadeira do Espírito Santo, começa a tomar forma. A vaga será aberta com o término do mandato da senadora Rose de Freitas (MDB), concorrente à reeleição, que, a depender das articulações em andamento, poderá optar por disputar a Câmara Federal, como apontam lideranças políticas.

Ao nome do ex-senador Magno Malta (PL), cantor gospel e pastor, único já colocado no mercado como pré-candidato, somam-se outros, que ainda dependem de definições em seus partidos. Esse é o caso dos professores Célia Tavares e Reinaldo Centoducatte, ambos do PT; e do também pastor Nelson Junior, que poderá concorrer pelo Avante, o estreante na política, resultante do crescimento dos evangélicos nos círculos do poder político, fruto do bolsonarismo.

Reinaldo Centoducatte, ex-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Célia Tavares, ex-secretária de Educação de Cariacica, onde concorreu à prefeitura em 2020, já colocaram seus nomes em redes sociais e esperam definições da legenda, previstas para serem adotadas depois da definição sobre a formação de uma federação. Nessa quinta-feira (24), Célia Tavares e Reinaldo Centoducatte assinaram o livro de candidaturas, na sede do PT.

A relação de candidatos cotados ao Senado inclui ainda o ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli (Republicanos) e o superintende da Polícia Federal no Estado, Eugênio Ricas, ainda sem partido, apontado no mercado como pré-candidato, embora ele negue, mas que poderá ser alçado a tentar o Palácio Anchieta.

Dos integrantes da relação, o pastor Nelson Junior e Eugênio Ricas são os dois nomes mais "estranhos" na política eleitoral, embora sempre tenham atuado no meio de lideranças com cargos eletivos. No primeiro mandato de Renato Casagrande, Ricas foi secretário de Justiça e na última gestão Paulo Hartung, em 2018, ocupou o mesmo cargo e, depois, a Secretaria de Controle e Transparência. Ele foi também adido da Polícia Federal nos Estados Unidos.

Nos bastidores, o delegado é apontado para concorrer ao Senado, mas, caso o ex-governador Paulo Hartung decida por entrar na disputa, ele seria o candidato ao governo, no grupo que vem sendo formado com a reestruturação de antigos colaboradores de gestão Hartung. Lideranças políticas apontam dificuldades em reestruturar blocos partidários e apoios, em decorrência da crise estabelecida em 2018, quando o então governador desistiu de tentar se reeleger, depois de manter essa decisão em suspense, desequilibrando o cenário e deixando aliados ao abandono.

Já o pastor Nelson Junior, o mais novato na cena política, faz parte de movimentos evangélicos cujo foco é o crescimento da agenda conservadora, com ênfase no antipetismo. Ele é conhecido por ser o autor do projeto "Eu resolvi esperar", divulgado em igrejas evangélica do país, que prega a abstinência sexual como forma de evitar a gravidez precoce.

Polêmico e objeto de críticas de especialistas que defendem a necessidade de levar mais informações aos jovens, o projeto foi aprovado na Câmara de Vitória com apenas dois votos contrários, das vereadoras Camila Valadão (Psol) e Karla Coser (PT). Agora lei, a proposta é de autoria do presidente da presidente da Câmara, Davi Esmael (PSB), em parceria com o pastor.

Além dessa qualificação, suficiente, segundo o Avante, para concorrer ao Senado, Nelson Junior é citado como "uma pessoa diferenciada, de muita credibilidade, de família, um líder no seguimento religioso que transita muito bem em todas as denominações evangélicas, e também na católica".

E emenda que ele "se destaca como referência entre o público jovem, onde mais de 40% não são evangélicos, tem projeção nacional, se apresenta nos principais programas de TV em rede nacional de todas as principais emissoras, muitas matérias em jornais, revistas, diversas entrevistas em rádios, participações em lives, eventos, além de palestrar no Brasil e no exterior, dividindo o palco com diversas pessoas de renome e projeção nacional e internacional".

Já o ex-prefeito Sergio Meneguelli é o nome do Republicanos, com o apoio do deputado federal Amaro Neto, inicialmente cogitado para a disputa. Segundo fonte do partido, a "candidatura está sendo construída e deve se consolidar no tempo certo". O nome de Meneguelli esteve ameaçado, em decorrência de divergências internas, inclusive com a possiblidade de sua saída das articulações do Republicanos.

No campo do governador Renato Casagrande (PSB), as definições seguem em aberto, amarradas devido às articulações nacionais. A senadora Rose de Freitas tenta se consolidar com a candidata da chapa, mas também se movimenta nesse sentido o coordenador da bancada capixaba, deputado federal Da Vitória, que sairá do Cidadania para se filiar ao PP. Outro nome que já apareceu nas cotações foi do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, convidado a se filiar ao Podemos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 13

maciel salazar boghi em Sábado, 26 Fevereiro 2022 11:36

PTralhas

PTralhas
Agmarcarioca amigo do mito em Sábado, 26 Fevereiro 2022 18:18

Eu ja tenho candidato ao senado,com pouco fez muito,esse eu conheço a 44 anos desde quando morava no bairro lace,Sergio Meneguelli,tenho certesa que nao vou me arrepender

Eu ja tenho candidato ao senado,com pouco fez muito,esse eu conheço a 44 anos desde quando morava no bairro lace,Sergio Meneguelli,tenho certesa que nao vou me arrepender
martha aulete em Sábado, 26 Fevereiro 2022 23:27

Arte.

Literatura.

Autenticidade.

Saúde & educação. Geral. E irrestrita.

O Brasil precisa urgente voltar a qualidade de sua vida diária boa. Educação nas Escolas. Ter músicas realmente boas no dia a dia. E bons hospitais. O Brasil precisa urgente voltar a qualidade de sua música. PT venera a Indústria Cultural. Melhor para dominar. Literatura e alta cultura é de que o Brasil necessita a tempo nas nossas escolas e na educação das curuminhas. E de música boa. Esteticamente boa. A frente de tudo a qualidade de 1ª. Estética.

O Jogo de Cartas da Educação Infantil: Seria o bom gosto nas escolas. Tal qual Tarkovsky. Ou como o cinema antigo (de qualidade brasileiro).

Eis: 1º lugar educação dos mais jovens, para se ter solidez no futuro próximo. Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins. Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve. O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas). Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto… O resto são frasinhas® poderosas: Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica: A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas. Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?

Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade. Aqui a superficialidade do PETISMO®: Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda pura. O PT é truculento PT = desonra. Ignomínia. Indigno. Poluição. Realidade crua.

Arte. Literatura. Autenticidade. Saúde & educação. Geral. E irrestrita. O Brasil precisa urgente voltar a qualidade de sua vida diária boa. Educação nas Escolas. Ter músicas realmente boas no dia a dia. E bons hospitais. O Brasil precisa urgente voltar a qualidade de sua música. PT venera a Indústria Cultural. Melhor para dominar. Literatura e alta cultura é de que o Brasil necessita a tempo nas nossas escolas e na educação das curuminhas. E de música boa. Esteticamente boa. A frente de tudo a qualidade de 1ª. Estética. O Jogo de Cartas da Educação Infantil: Seria o bom gosto nas escolas. Tal qual Tarkovsky. Ou como o cinema antigo (de qualidade brasileiro). Eis: 1º lugar educação dos mais jovens, para se ter solidez no futuro próximo. Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins. Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve. O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas). Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto… O resto são frasinhas® poderosas: Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica: A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas. Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®? Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade. Aqui a superficialidade do PETISMO®: Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda pura. O PT é truculento PT = desonra. Ignomínia. Indigno. Poluição. Realidade crua.
José Natal em Sábado, 26 Fevereiro 2022 23:44

Esqueceram do PR.Evaldo do Jesus vida verão pre candidato a Deputado Estadual e poderia TB ser um bom nome para formar chapa como Vice Governador.

Esqueceram do PR.Evaldo do Jesus vida verão pre candidato a Deputado Estadual e poderia TB ser um bom nome para formar chapa como Vice Governador.
Eli em Domingo, 27 Fevereiro 2022 09:56

Bom dia! Vejo uns comentários sem noção. Falar que o PT não fez nada é desconhecer a história do Brasil. Vejamos: Farmácia Popular, Mais medicos, Prouni, Pronatec, SAMU, Minha casa minha vida, Bolsa familia, Fome zero tirando 36 milhões de brasileiros do mapa da fome, pagamento da divida com o FMI, taxa de IPVA mais barata possibilitando o pobre a ter carro e por ai vai. Além disso deixou 347 bilhões em reservas internacionais em caixa. Leia, pesquise e informe-se.

Bom dia! Vejo uns comentários sem noção. Falar que o PT não fez nada é desconhecer a história do Brasil. Vejamos: Farmácia Popular, Mais medicos, Prouni, Pronatec, SAMU, Minha casa minha vida, Bolsa familia, Fome zero tirando 36 milhões de brasileiros do mapa da fome, pagamento da divida com o FMI, taxa de IPVA mais barata possibilitando o pobre a ter carro e por ai vai. Além disso deixou 347 bilhões em reservas internacionais em caixa. Leia, pesquise e informe-se.
martha em Quarta, 20 Abril 2022 20:46

Péssima educação básica!
Desemprego; atraso; falta de investimento. A carestia começou com a dilma…

O PT sempre (ou melhor: já durante um bom tempo e bem longo) viveu de clichês publicitários, apenas e nada mais. O PT é de uma pobreza enorme sem os clichês e frasesinhas. . A entrevista não foi diferente. Ao estilo de:

“Muito engana-me, que eu compro”

Nós todos apreciamos consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso é bom.

Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros.
Nada espontâneo.
Mas apenas um frio slogan publicitário (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
Eis aqui a superficialidade do PETISMO:

0.“Coração Valente©”
1.“Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá].
2.“Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs].
3.“A Copa das Copas®”
4.“Fica Querida©”
5.“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6.“Foi Golpe®”
7.“Fora Temer©”
8.“Ocupa Tudo®”
9.“Lula Livre®”
10.“®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
11.“O Brasil Feliz de Novo®”
12.“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
13.“Minha Casa de Saco de Areia”.
14.“Controle social da mídia” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
15.“LUZ PARA TODOS©” (KKKKK).
16. (…e agora…):
“Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©”

17.
“SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

PT© é vigarista e
é Ersatz.

PT Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
É o tal de: “me engana que eu compro”.

Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT!

Péssima educação básica! Desemprego; atraso; falta de investimento. A carestia começou com a dilma… O PT sempre (ou melhor: já durante um bom tempo e bem longo) viveu de clichês publicitários, apenas e nada mais. O PT é de uma pobreza enorme sem os clichês e frasesinhas. . A entrevista não foi diferente. Ao estilo de: “Muito engana-me, que eu compro” Nós todos apreciamos consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso é bom. Eis: Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan publicitário (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis aqui a superficialidade do PETISMO: 0.“Coração Valente©” 1.“Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá]. 2.“Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs]. 3.“A Copa das Copas®” 4.“Fica Querida©” 5.“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol] 6.“Foi Golpe®” 7.“Fora Temer©” 8.“Ocupa Tudo®” 9.“Lula Livre®” 10.“®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!]. 11.“O Brasil Feliz de Novo®” 12.“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk] 13.“Minha Casa de Saco de Areia”. 14.“Controle social da mídia” (hi! hi! hi!): desejo do petismo. 15.“LUZ PARA TODOS©” (KKKKK). 16. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©” 17. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”. PT© é vigarista e é Ersatz. PT Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários. É o tal de: “me engana que eu compro”. Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT!
Edmar de Azevedo Nunes em Domingo, 27 Fevereiro 2022 20:19

A candidatura do ex reitor Reinaldo vem demonstrar que o pt manipulou a UFES sempre com objetivos políticos e partidários. Péssimo reitor e agora quer pegar carona . Sai , vais tomar uma surra nas urnas.

A candidatura do ex reitor Reinaldo vem demonstrar que o pt manipulou a UFES sempre com objetivos políticos e partidários. Péssimo reitor e agora quer pegar carona . Sai , vais tomar uma surra nas urnas.
Eli em Segunda, 28 Fevereiro 2022 07:17

É incrivel as bobagens que leio aqui: PT manipular UFES? Primeiro lugar que 70% da UFES vota no PT segundo que ninguém manipula nninguém quem tem cabeça fraca que se deixa manipular. O Choro é livre esse ano é do PT.

É incrivel as bobagens que leio aqui: PT manipular UFES? Primeiro lugar que 70% da UFES vota no PT segundo que ninguém manipula nninguém quem tem cabeça fraca que se deixa manipular. O Choro é livre esse ano é do PT.
Edmar de Azevedo Nunes em Segunda, 28 Fevereiro 2022 21:28

Vc é o supra sumo da sabedoria, deve ser um dos que fazem na UFES politica em vez de dar o conteúdo para os alunos. Só cego que não enxerga os assaltos que foram realizados pela turma do 171, presidiário de CURITIBA. Olha o DNA de bandido .

Vc é o supra sumo da sabedoria, deve ser um dos que fazem na UFES politica em vez de dar o conteúdo para os alunos. Só cego que não enxerga os assaltos que foram realizados pela turma do 171, presidiário de CURITIBA. Olha o DNA de bandido .
martha em Quarta, 20 Abril 2022 20:38

PSB = comunistinha. E era do PSDB… Foi até do PFL!! Brandão, o vigarista. Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula –, o vigarista apedeuta). O PT é cafona e barango. O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. Alta cultura.

PSB = comunistinha. E era do PSDB… Foi até do PFL!! Brandão, o vigarista. Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula –, o vigarista apedeuta). O PT é cafona e barango. O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. Alta cultura.
Christiano Sunderhus Filho em Domingo, 24 Abril 2022 20:25

Este ano o mito vai massacrar o petezinho!!!!!!!

Este ano o mito vai massacrar o petezinho!!!!!!!
helio em Quarta, 02 Março 2022 03:04

Se até outubro não localizarem os tais bilhões roubados pelo Lula....voto nele...

Se até outubro não localizarem os tais bilhões roubados pelo Lula....voto nele...
Breno Fonseca em Terça, 26 Abril 2022 06:38

Vamos devolver ao Senado, o melhor Senador q o ES ja teve! Alô esquerdistas, se preparem, Magno Malta está voltando!

Vamos devolver ao Senado, o melhor Senador q o ES ja teve! Alô esquerdistas, se preparem, Magno Malta está voltando!
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/