O PSDB deve confirmar Jorge Carreta como pré-candidato a prefeito de Vila Velha. O anúncio deve ser feito pelo deputado federal Max Filho na noite desta segunda-feira (27), na reunião que faz semanalmente com seus correligionários.
O nome de Jorge Carreta, que é presidente do PSDB canela-verde, estava sendo cogitado ao lado de outras duas lideranças tucanas: Roberto Belling, ex-secretário de Educação da gestão de Max Filho, e Jarbas de Assis, presidente estadual do partido.
O anúncio de Max Filho põe fim à expectativa que havia entre segmentos do partido e da população, que ainda apostavam na candidatura do tucano, que governou a cidade em dois mandatos.
Nos bastidores, o mercado político já considerava Max fora da disputa. O próprio deputado deixou isso claro quando tentou trazer Hércules Silveira para o PSDB. O deputado estadual acabou decidindo ficar no PMDB, abrindo mão de ser candidato de um palanque que tinha tudo para ser praticamente imbatível.
Após Hércules recusar o convite, os eleitores de Max voltaram a pressioná-lo. O governador Paulo Hartung (PMDB) também assediou o deputado, oferecendo-lhe apoio para concorrer à disputa com o selo de candidato palaciano. A oferta era muito mais vantajosa para o governador, que tiraria da lista de 2018 um potencial candidato ao governo do Estado.
Para se esquivar do assédio, Max Filho passou a cogitar outros nomes do PSDB que poderiam representar o partido na disputa. Não se sabe se o partido terá candidatura própria ou se irá articular uma chapa compondo como vice. O PSDB tem participado do chamado blocão, reunião de 12 partidos que têm como ponto comum fazer oposição ao prefeito Rodney Miranda (DEM) e enfrentar a candidatura do ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD).
O anúncio do PSDB deve incluir Carreta junto a outras lideranças que colocaram a candidatura no grupo: Alexandre Salgado (PTC), Rafael Favatto (PEN), Jorge Anders (PTB), Maurício Gorza (Rede) e Gilsinho Lopes (PR). Hércules Silveira também estaria entre os postulantes, mas na prateleira de cima. Caso o deputado do PMDB diga sim à disputa, é praticamente consensual que os outros nomes retirem suas candidaturas e passem a discutir a composição da vice.