Os próximos dias serão decisivos para o PDT e o PSDB da Serra. Na manhã desta quarta-feira (20) lideranças dos dois partidos se reuniram para discutir uma possível aliança para a eleição deste ano. A conversa, porém, não definiu os papéis a serem desempenhados em um eventual palanque comum, mas nos bastidores já é dada como certa uma chapa com o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) na cabeça e Vandinho Leite (PSDB) na vice.
A conjuntura política e econômica pode ajudar a alinhar as duas lideranças. Os comentários são de que ambos os palanques estariam em desvantagem no que diz respeito a recursos para a campanha.
Se os dois chegarem a uma composição, a eleição na Serra pode ficar polarizada contra o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e a tendência é de um novo embate com Vidigal em clima de revanche de 2012, quando o pedetista perdeu a disputa para o atual prefeito ainda no primeiro turno. Só que desta vez Vidigal entraria na disputa com o reforço de Vandinho, um “cabo eleitoral” que pode fazer toda a diferença numa eleição que deve ser disputada voto a voto. As discussões para bater o martelo em torno dessa aliança devem avançar nos próximos dias.
Para atrair o PSDB, Vidigal adota um discurso de futuro. Vandinho tem trabalhado sua candidatura justamente debatendo o cansaço da cidade com o modelo que vem sendo empregado na administração há mais de duas décadas.
Além de Vidigal e Vandinho, participaram do encontro a presidente do PDT da Serra, Sueli Vidigal e o presidente do PSDB da Serra, José Carlos Buffon. Neste sábado (23), as direções das duas siglas se reúnem novamente para mais uma rodada de conversas.Não será surpresa se no encontro deste sábado PSDB e PDT anunciarem a consolidação da aliança.
Outra dúvida no cenário eleitoral da Serra é a candidatura do deputado federal Givaldo Vieira (PT). Sem conseguir fechar uma chapa proporcional forte, a pressão dentro do partido é grande para que haja composição. Quem já saiu da disputa foi o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que compôs com o palanque do prefeito Audifax Barcelos, mas quem deve ficar com a vice é Márcia Lamas, mãe do deputado.