Quinta, 25 Abril 2024

Psol denuncia Luciano e secretária por autorizarem uso da cloroquina

luciano_rezende_leonardo_sa_5950 Leonardo Sá

O Diretório Municipal do Psol e entidades civis de direitos humanos representaram no Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (Cidadania), e a secretária de Saúde, Cátia Cristina Vieira Lisboa, pedindo ação civil pública por improbidade administrativa pelo fato de terem autorizado o uso de cloroquina em pacientes com a Covid-19. O protocolo da prefeitura está em vigor nas unidades de saúde desde o dia 1º de julho.

O encaminhamento, com data de 12 deste mês, também é assinado pelo Fórum de Mulheres do Espírito Santo, Instituto Elimu e Fórum Capixaba em Defesa das Trabalhadoras e Trabalhadores. Os denunciantes entendem que ocorreu "violação de princípios da administração pública, malversação do erário municipal e, além disso, exposição a risco à saúde e vida dos munícipes", destacando o "protocolo de uso de medicação inadequada ao tratamento da Covid-19, à míngua de comprovação científica da eficácia".

O documento entregue ao MPF ressalta que a portaria da Prefeitura de Vitória que "dispõe sobre o protocolo para o uso dos medicamentos ivermectina e cloroquina/hidroxicloroquina nos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, adota procedimento que carece de eficácia comprovada até o momento e, além disso, interfere na autonomia do médico para exercer julgamento individual de cada paciente".

O Psol e as entidades citam a "Carta aberta aos profissionais de saúde e à população capixaba", divulgada pela Sociedade de Infectologia do Espírito Santo (SIES), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia– ES (SBGG-ES), Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), Sociedade Espírito-Santense de Pediatria (SOESPE) e Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo (SPES).

Todas essas entidades, de acordo com a denúncia, emitiram pareceres que desaprovam o uso da cloroquina como medida de saúde pública, conforme se pode ler de suas notas técnicas, das quais se destaca a da Sociedade de Infectologia do Estado: "Até o momento, os principais estudos clínicos, que são os randomizados com grupo controle, não demonstraram benefício do uso da cloroquina, nem da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19 grave. Efeitos colaterais foram relatados. Seu uso em profilaxia pós-exposição, até o momento, também não demonstrou benefício".

A denúncia também ressalta que a Organização Mundial da Saúde (OMS), a FDA (agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos), a Sociedade Americana de Infectologia (IDSA) e o Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano (NIH), recentemente, "recomendaram que não seja usado cloroquina, nem hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19, exceto em pesquisas clínicas, devido à falta de benefício comprovado e potencial de toxicidade. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) também segue e recomenda tais decisões".

Os denunciantes observam as recomendações da prefeitura e requerem ao Ministério Público que "sejam adotadas as medidas administrativas e judiciais adequadas a evitar o dano causado, pela Secretária de Saúde do Município de Vitória, através da Portaria nº 022/2020, buscando judicialmente a declaração de sua ineficácia e a responsabilização das autoridades e servidores públicos que adotarem as medidas nela previstas, em prejuízo do erário e com risco para saúde e vida dos usuários".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 3

Dalton Catunda Rocha em Quinta, 16 Julho 2020 14:31

Veja a principal origem da fé cega de Bolsonaro, nos (falsos) poderes da cloroquina, contra o coronavírus. É o bruxo Olavo de Carvalho: https://www.youtube.com/watch?v=YwRf9ms_Cwo

************
Casos de uso da cloroquina:
1- Gil Vianna, deputado bolsonarista > https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/05/20/interna_nacional,1149135/deputado-bolsonarista-morto-por-covid-19-usou-cloroquina.shtml

2- Kamylle Ribeiro, jovem de 17 anos: > https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/covid-19-adolescente-de-17-anos-que-morreu-no-rio-fazia-tratamento-com-cloroquina/

3- Pastor pentecostal Rubens Ciro de Souza > https://www.youtube.com/watch?v=WU_irt5doTA

4- Paciente de 61 anos, no Rio Grande do Sul > https://www.extraclasse.org.br/saude/2020/07/paciente-com-diagnostico-de-covid-19-tratado-com-cloroquina-morre-em-veranopolis/

*******
Caso americano de uso de hidroxicloroquina:
“Jovem morre de Covid-19 após participar de festa em igreja e ser medicada com hidroxicloroquina pelos pais” > https://br.yahoo.com/noticias/jovem-morre-covid-19-ap%C3%B3s-152451575.html

Veja a principal origem da fé cega de Bolsonaro, nos (falsos) poderes da cloroquina, contra o coronavírus. É o bruxo Olavo de Carvalho: https://www.youtube.com/watch?v=YwRf9ms_Cwo ************ Casos de uso da cloroquina: 1- Gil Vianna, deputado bolsonarista > https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/05/20/interna_nacional,1149135/deputado-bolsonarista-morto-por-covid-19-usou-cloroquina.shtml 2- Kamylle Ribeiro, jovem de 17 anos: > https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/covid-19-adolescente-de-17-anos-que-morreu-no-rio-fazia-tratamento-com-cloroquina/ 3- Pastor pentecostal Rubens Ciro de Souza > https://www.youtube.com/watch?v=WU_irt5doTA 4- Paciente de 61 anos, no Rio Grande do Sul > https://www.extraclasse.org.br/saude/2020/07/paciente-com-diagnostico-de-covid-19-tratado-com-cloroquina-morre-em-veranopolis/ ******* Caso americano de uso de hidroxicloroquina: “Jovem morre de Covid-19 após participar de festa em igreja e ser medicada com hidroxicloroquina pelos pais” > https://br.yahoo.com/noticias/jovem-morre-covid-19-ap%C3%B3s-152451575.html
Luiz Nascimento em Sexta, 17 Julho 2020 15:51

A esquerda politizou uma doença. Ridículo! A Hidrox não é panécia, milhares de pessoas estão tomando, porque isso? Simples: Dando certo, elevaria em muito a popularidade do presidente. PSOL é a favor do aborto, e contra a cloroquina...kkk a eterna incongruência da esquerda. E as pessoas que não tomam, e estão morrendo?

A esquerda politizou uma doença. Ridículo! A Hidrox não é panécia, milhares de pessoas estão tomando, porque isso? Simples: Dando certo, elevaria em muito a popularidade do presidente. PSOL é a favor do aborto, e contra a cloroquina...kkk a eterna incongruência da esquerda. E as pessoas que não tomam, e estão morrendo?
Gabriel Silva em Quarta, 22 Julho 2020 11:32

Estava desconfiado que meu filho estava andando com pessoas que não eram legais porém não tinha certeza até que decidi instalar um programa espião no celular dele e pode descobrir tudo entrem recomendo a vocês pais que façam o mesmo esse programa é muito bom.

Estava desconfiado que meu filho estava andando com pessoas que não eram legais porém não tinha certeza até que decidi instalar um programa espião no celular dele e pode descobrir tudo entrem recomendo a vocês pais que façam o mesmo esse programa é muito bom.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/