Sexta, 03 Mai 2024

PT capixaba define candidatura ao Senado neste sábado

PT capixaba define candidatura ao Senado neste sábado
Neste sábado (15), o PT capixaba reúne os delegados do partido, eleitos no PED 2013 (Processo de Eleições Diretas), para a primeira decisão oficial do partido visando à disputa deste ano. O grupo se reúne no auditório Manoel Vereza, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), das 8 às 13 horas para definir quem será o candidato ao Senado pelo partido.
 
Em 15 de fevereiro passado, em uma reunião ampliada do diretório estadual, também na Ufes, o presidente regional do partido, João Coser e a senadora Ana Rita assinaram o livro de pré-candidatura, que fica à disposição de algum eventual candidato até o dia do encontro. 
 
Os interessados em disputar vagas proporcionais no PT devem assinar o livro de candidatura até o próximo dia 20. Caberá aos delegados decidirem quem vai ser o candidato majoritário do partido. Neste sentido, a expectativa é de que o debate sobre a conjuntura política da eleição deste ano seja denso durante o encontro. 
 
Recentemente, o vice-presidente do PT estadual, José Carlos Nunes, afirmou à imprensa que o partido admitia discutir a composição de vice na chapa do governador Renato Casagrande. A declaração causou repercussão dentro do partido, já que para muitas lideranças petistas essa composição vai de encontro à orientação da nacional de que o partido deve ter candidatura majoritária. 
 
Além de atender ao interesse da cúpula petista de ampliar a base de Dilma no Senado, a candidatura garante o espaço da presidente na campanha no Estado, já que o partido tende a permanecer no palanque do socialista Renato Casagrande, que promete uma postura neutra em relação à disputa nacional, para não entrar em rota de colisão nem com Dilma nem com o candidato do PSB a presidente da República, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. 
 
Mesmo com a polêmica criada por Nunes, a tendência interna é de que Coser tenha a candidatura abonada, já que detém a maioria no partido. Como o PED é proporcional, os outros grupos que disputaram a presidência regional do PT no ano passado – Ana Rita, da corrente Articulação de Esquerda e Perly Cipriano, da Construindo um Novo Brasil – também têm representação entre os delegados, o que torna Coser franco favorito.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/