Sexta, 17 Mai 2024

PT capixaba vai escolher palanque que oferecer candidatura ao Senado

PT capixaba vai escolher palanque que oferecer candidatura ao Senado
O encontro nessa quarta-feira (6) em São Paulo entre as cúpulas petistas estadual e nacional teve algumas deliberações importantes para o processo eleitoral do próximo ano no Espírito Santo. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, saiu do encontro com a missão de conversar com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e com o senador Magno Malta (PR).
 
 
Falcão já teve um encontro com o governador Renato Casagrande e agora vai ouvir os outros nomes na disputa, que fazem parte da base da presidente Dilma Rousseff. O presidente do PT  tenta buscar a melhor acomodação para o partido no Estado. Embora o articulador do palanque de Dilma, o ex-presidente Lula, não confie na neutralidade do governador e não acredite na densidade eleitoral do senador Ricardo Ferraço, preferindo o palanque estadual puxado por Paulo Hartung, ainda não há nada fechado no partido. 
 
A conversa com Hartung e Malta vai seguir o mesmo caminho do encontro com Casagrande e trata de um tema que foi deliberado do encontro desta quarta. O PT não vai aceitar o papel de vice nas chapas do próximo ano. O partido visa a disputa ao Senado, não pelo cargo, mas por uma questão estratégica de campanha. 
 
Em 2010, o partido ficou com a vice no palanque de Renato Casagrande, indicando Givaldo Vieira. Com isso, não teve o tempo de TV para que a campanha de Dilma no horário dos candidatos ao Senado. Na disputa do próximo ano, com a candidatura ao Senado, Dilma ganharia esse palanque local. 
 
Para o PT capixaba fica então a decisão sobre quem vai ser indicado pelo partido para a disputa ao Senado. A atual senadora Ana Rita Esgário, que ganhou o mandato na suplência de Renato Casagrande, briga no partido para ter o direito a disputar a reeleição. 
 
Mas o ex-prefeito de Vitória, João Coser, quer a vaga. Esse é um dos temas que norteiam a disputa interna pela presidência do partido, que será decidida neste domingo (10). O PT deve definir o nome petista ao Senado até o final deste mês. Além de Ana Rita e Coser, o subsecretário estadual de Direitos Humanos, Perly Cipriano, também concorre ao comando estadual do partido.
 
Para os meios políticos, a movimentação para que o PT nacional exija a vaga ao Senado no Espírito Santo, parte da estratégia de Coser para conseguir esse espaço na disputa do próximo ano. 
 
No encontro de Dilma com o ex-governador Paulo Hartung e o senador Ricardo Ferraço, os peemedebistas deixaram o Palácio do Planalto afirmando que a reunião teve agenda administrativa, sobre a vinda de Dilma ao Estado e obras a serem anunciadas ou liberadas pela presidente. Mas a justificativa não convenceu, já que agenda administrativa não seria tratada com o ex-governador e sim com o atual. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/