Quinta, 25 Abril 2024

PT define pré-candidatos a prefeito para concorrer nas principais cidades

joao_coser_leonardo_sa-2081 Leonardo Sá
O Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo começa a escolher seus pré-candidatos a prefeito e vereadores, cujos nomes deverão ser referendados até 5 julho. Seguindo a orientação da Executiva Nacional, o partido deverá entrar na disputa majoritária nos principais municípios do Estado, inclusive Vitória, com o ex-prefeito João Coser liderando uma chapa.

Além da Capital, onde João Coser fez naufragar a pretensão da presidente estadual, Jackeline Rocha, estão colocados os nomes dos vereadores Aécio Leite, na Serra, e de André Lopes, em Cariacica, onde concorrem também a professora Célia Tavares e a ex-deputada estadual Lúcia Dornellas. O vereador Fábio Dias, de Viana, era outro cotado para o pleito, mas segundo informações do mercado, ele deixou o partido.

Em Cariacica, reduto eleitoral do deputado federal Helder Salomão, ex-candidato à Executiva Estadual e apoiador de Célia, a disputa interna é acirrada. O oponente mais influente é o vereador André Lopes, que definiu a eleição para escolha da direção estadual na qual Helder perdeu para Jackeline Rocha.

Em Guarapari, dois candidatos estão na disputa, como apontou a escolha virtual realizada no último dia 23. O professor Adriano Albertino e a jornalista Bárbara Hora, que retornou ao partido depois de um período em que esteve afastada, filiada ao PCdoB.

Os pretendentes a pré-candidatos são militantes políticos, mas, segundo fontes do partido, Bárbara tem maior vivência na cidade, enquanto Adriano atua mais em Vitória, no círculo de influência da Universidade Federal do Espírito Santo Ufes), sendo pouco conhecido entre os eleitores.

O programa do partido para Guarapari, "Um novo olhar sobre a cidade", leva em consideração o orçamento municipal, "muito limitado por conta das vinculações constitucionais existentes, como saúde, educação, repasse para a Câmara Municipal e pagamento dos salários dos servidores públicos municipais".

Em Colatina, noroeste do Estado, o ex-deputado estadual Genivaldo Lievore é o mais cotado para entrar na disputa. Militante com origem nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica, na qual presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Diocese de Colatina, é filiado ao PT desde 1985.

Genivaldo foi diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo e da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Elegeu-se vereador por quatro vezes e presidiu a Câmara de Vereadores de Colatina por dois mandatos. Em 2010, foi eleito deputado estadual.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/