Diante da indefinição do cenário eleitoral em Vila Velha, haveria uma movimentação de voto útil em favor do ex-prefeito Max Filho (PSDB). É o candidato do PT, o vereador João Batista Babá, que denuncia a manobra e critica a incoerência política de se migrar os votos para Max Filho, já que sua nova vestimenta política é o PSDB, que nacionalmente é adversário político do eleitorado petista.
Quem iniciou o movimento para levar Max Filho ao segundo turno, segundo Babá, foram duas lideranças conhecidas no município, Eliomar Mazzoco e Fernando Pignaton, ex-integrantes do Partido Comunista, mas que não teriam grande influência no PT.
A ideia seria a de inflar a candidatura de Max Filho, para evitar que o segundo turno em Vila Velha seja disputado entre o prefeito Neucimar Fraga (PR) e o deputado estadual Rodney Miranda (DEM).
Max Filho chegou a liderar a corrida à prefeitura no início do processo eleitoral, mas foi superado por Neucimar. Na reta final da disputa, o deputado Rodney Miranda apresentou um crescimento acelerado e pode ir para a próxima fase, deixando Max fora da nova disputa.
Sem debate
Outro fator que movimentou a eleição no município esta semana foi a notícia do cancelamento do debate entre os candidatos a prefeito que aconteceria na TV Gazeta, na noite desta quarta-feira (3). Os candidatos foram avisados que o debate não aconteceria mais porque não estava programado pela TV.
Para alguns observadores, neste momento em que a disputa está acirrada e indefinida, a não realização do embate favorece o candidato Rodney, que passou a ser o alvo dos adversários nesta reta final. Como ele não tem o mesmo traquejo político que os demais políticos, um debate em um momento tão próximo da eleição poderia alterar o resultado da eleição de domingo (7).