Sábado, 18 Mai 2024

PT nacional aprova diretrizes para estados na eleição 2014

Em reunião nessa quarta-feira (11), em Brasília, o diretório nacional do PT aprovou uma resolução contendo as diretrizes a serem seguidas por suas estaduais na eleição de 2014. Um dos pontos que mais chama atenção é que os diretórios só poderão registrar a chapa depois de a coligação articulada nos estados for aprovado pela nacional. 
 
Isso impedirá que os diretórios estaduais façam alianças que vão de encontro com os interesses do partido em nível nacional. Segundo o documento, os diretórios estaduais serão orientados para que as coligações atendam às diretrizes sobre tática eleitoral e política de alianças a serem aprovadas para as eleições de 2014.
 
A nacional chapa a atenção para a estratégia presidencial, para que as alianças levem em conta a melhor tática para garantir a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Também é meta do partido ampliar a bancada no Senado Federal, na Câmara de Deputados e nas Assembleias Legislativas.
 
Segundo interlocutores na cúpula petista, o objetivo no próximo ano é fechar alianças em que o PT comande chapas nos grandes colégios eleitorais. Nos colégios menores, como é o caso do Espírito Santo, o objetivo é eleger senador. No Estado, o partido trabalha com a possibilidade de eleger o ex-prefeito de Vitória, João Coser ao Senado e apoiar a candidatura do ex-governador Paulo Hartung ao governo.
 
O partido deixa claro, porém, que acompanhará de perto as movimentações nos estados, evitando que os partidos fujam das diretrizes aprovadas em Brasília, nessa quarta. 
 
“Respeitada a autonomia e a disputa interna a respeito do processo de escolha das pré-candidaturas majoritárias e da discussão sobre alianças eleitorais estaduais, a chapa final com a definição sobre coligações, em cada Estado, somente poderá ser registrada perante a Justiça Eleitoral após a devida aprovação pela direção nacional”, diz o documento. Para acompanhar as movimentações nos estados adotará os procedimentos necessários que serão definidos no processo de preparação das eleições de 2014.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/