Quarta, 01 Mai 2024

PT não tem musculatura para disputar o governo em 2014

PT não tem musculatura para disputar o governo em 2014

As declarações dos ex-prefeitos de Vitória, João Coser, e de Cariacica, Helder Salomão, de que o PT pode ter candidatura própria ao governo do Estado em 2014 para evitar uma aliança com o senador Magno Malta (PR) soou para os meios políticos, mais como um subterfúgio para justificar uma provável aliança com o PMDB para a disputa do próximo ano.



Os dois prefeitos têm um capital político substancial, mas para os meios políticos não o suficiente para disputar o governo do Estado.  Helder é cotado para a disputa de deputado federal e Coser vinha costurando uma aliança com o governador Renato Casagrande para ser o candidato ao Senado no palanque palaciano ou mesmo vice-governador.



Apesar de o senador Magno Malta considerar a movimentação do PT legítima, os meios políticos discutem se será uma boa troca o apoio ao senador que teve 1,2 milhão de votos em 2010, por um palanque próprio do PT, com duas lideranças que saíram derrotado da disputa do ano passado.



Nacionalmente, o PT e o PMDB devem continuar juntos no palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff. No fim de semana passado, o PMDB se reuniu no Estado sinalizando a possibilidade de disputar o governo. A ideia, que circula nos bastidores é de lançar o senador Ricardo Ferraço na disputa ao governo e Paulo Hartung para a vaga ao Senado.



Em uma aliança com o PT, o prefeito João Coser, caso vença a disputa interna para a presidência do partido, pode negociar a vaga ao Senado. Essa discussão envolveria também as chapas proporcionais. O partido, que terá uma chapa pesada precisa de uma acomodação ideal para manter a bancada na Assembleia e garantir a representação na bancada federal.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/