Sexta, 17 Mai 2024

Quatro deputados podem trocar Assembleia por Câmara

Quatro deputados podem trocar Assembleia por Câmara
A eleição proporcional do próximo ano vem causando muitas incertezas no mercado político, não só pela diminuição do número de vagas e consequente aumento do quociente eleitoral, mas também pelas acomodações das alianças partidárias para as disputas de deputado estadual e federal. Neste sentido, na Assembleia quatro nomes vêm sendo cotados para a eleição à Câmara dos Deputados.
 
Um nome certo para a troca de disputa é o do deputado José Carlos Elias (PTB). Ele vem construindo uma aliança com vários partidos de peso eleitoral menor e sem grandes puxadores de votos, o que faz com que o grupo possa conseguir de duas a três vagas na Câmara. 
 
A ida de Elias para a federal desafoga a disputa em Linhares, onde devem concorrer a uma vaga na Assembleia o ex-prefeito Guerino Zanon (PMDB) e outras lideranças do município, que participaram do processo municipal no ano passado.
 
No PMDB, há nos bastidores a possibilidade cogitada de dois de seus sete deputados estaduais disputarem uma vaga na Câmara. O deputado Marcelo Santos e a secretária da Mesa Diretora Solange Lube estariam analisando a possibilidade de mudar seus rumos eleitorais em 2014. 
 
Mas para garantir uma aliança forte o PMDB tem dificuldades. De palpável mesmo, o partido tem apenas a candidatura à reeleição do deputado federal Lelo Coimbra, em um cenário de disputa completamente diferente do de 2010, quanto recebeu o apoio do então governador Paulo Hartung. O apoio está mantido, mas o padrinho está na planície e não tem mais a mesma capacidade de agregação no palanque de Lelo. Se as candidaturas de Solange Lube e Marcelo Santos se confirmarem, o partido ganhará reforço para a disputa e pode se tornar mais atrativo. Mas isso vai depender das movimentações do grupo no cenário do próximo ano.
 
Outra incógnita na Assembleia é o caminho a ser seguido pelo presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM). A candidatura do aliado e agora correligionário Edson Magalhães à Assembleia seria um indicativo de que Ferraço visa a disputa federal, assim com existe a possibilidade de a mulher dele, a ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub, também do DEM, disputar uma vaga na Assembleia. 
 
Mas a escolha do cargo ao qual Ferraço vai disputar em 2014 depende de suas pretensões futuras em relação ao município de Cachoeiro de Itapemirim na eleição de 2016, além das movimentações do filho para buscar a viabilização na disputa ao governo do Estado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/