Quinta, 28 Março 2024

Queda de Luiz Paulo comprova que Hartung não ajudou na campanha

Queda de Luiz Paulo comprova que Hartung não ajudou na campanha





A pesquisa Ibope publicada nesse domingo (23) no jornal A Gazeta, mostra uma pequena queda na liderança do candidato do PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas. Revela também um crescimento de quatro pontos de Luciano Rezende (PPS) e Iriny Lopes (PT). Tudo indica que os pontos somados por Luciano e Iriny vieram da diminuição do número de brancos e nulos. A pesquisa mostra ainda que o número de  indecisos cresceu de seis para nove pontos, o mesmo percentual que Luiz Paulo perdeu.



A leitura nos meios políticos é de que a entrada do ex-governador Paulo Hartung na campanha do tucano não trouxe o resultado esperado. Mais que isso, a pesquisa mostrou que a entrada do ex-governador na campanha tucana teve um ar de apropriação do controle do palanque, o que afastou os apoiadores de Luiz Paulo que são contrários às ações de Hartung contra o partido no passado.



O grupo de Luiz Paulo esperava que a participação mais efetiva do ex-governador na campanha aumentasse a intenção de votos do candidato, confirmando assim o capital político de Hartung, o que culminaria com a eleição do tucano no primeiro turno.



Mas essa meta parece estar ficando cada vez mais distante. Faltando 14 dias para a eleição o cenário aponta para um segundo turno entre Luiz Paulo e o segundo colocado na corrida eleitoral, que neste momento seria o deputado estadual Luciano Rezende (PPS). Esse cenário deve se confirmar se a candidata do PT não alcançar a margem esperada do partido na cidade de 30% dos votos.



Em um cenário em que Luiz Paulo tenha de enfrentar Luciano Rezende no segundo turno, apesar de terminar a primeira fase em primeiro, o tucano sairá em desvantagem. Isso porque há uma costura entrelaçada pelo governador Renato Casagrande entre os palanques de Luciano e Iriny, em que o apoio entre os dois estaria acertado.



No caso de Luciano, a vantagem é maior porque ele incorpora melhor o apoio da militância petista à sua candidatura na nova fase. Já o eleitor do PPS teria mais dificuldade em aderir ao palanque petista. Para os meios políticos, há pouco tempo para que Luiz Paulo confirme sua vitória no próximo dia 7 de outubro. O entendimento é que o teto do crescimento do candidato já foi atingido.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/