Segunda, 29 Abril 2024

Ramalho vai para o 'tudo ou nada' ao entrar na disputa em Vila Velha

coronel_ramalho_gov_es Governo do ES
Governo do ES

A entrada do secretário de Segurança, Alexandre Ramalho, na disputa à Prefeitura de Vila Velha, como foi comentada nos meios políticos nesta quinta-feira (25), bate de frente com a movimentação do atual prefeito do município, Arnaldinho Borgo (Podemos). Isso ocorre não somente porque Ramalho é do mesmo partido que Arnaldinho e, também, por envolver apoios nada desprezíveis do Palácio Anchieta, que, mesmo que não sejam explicitados, tornam a jornada mais amena, mas, considerando, também, outro pré-candidato anunciado dois dias antes: o ex-prefeito Max Filho, agora filiado ao PDT.

Até então, Arnaldinho nadava de braçadas na maré mansa da pré-campanha, sem adversários que pudessem gerar alguma preocupação. O cenário mudou: Max Filho, derrotado na eleição passada, busca resgatar espaço político perdido em uma campanha mal estruturada em 2020; já Ramalho, da mesma forma, visa recuperar terreno perdido nas eleições de 2022, quando ficou como suplente de deputado federal, depois de ter sido barrado por Casagrande em suas pretensões para disputar o Senado.

O governador preferiu aliar-se com a então senadora Rose de Freitas, no comando do MDB, que, neste ano seria entregue ao vice-governador, Ricardo Ferraço, já como estratégia de projeto futuro para 2026, ano em que o atual vice estará em seu lugar, candidato à reeleição, e ele concorrendo ao Senado. Esse é o plano, segundo os bastidores políticos.

Na chapa se deputados federais, poderia estar Ramalho, afirmam lideranças políticas, ressaltando que, nesse cenário, a campanha para prefeito de Vila Velha representa o "tudo ou nada" para o secretário. Ele vem de uma derrota para a Câmara Federal, em 2022, e precisa demonstrar ter cacife para entrar no jogo político. Sem nenhum mandato, teria dificuldade de entrar na disputa em 2026 para chegar ao Congresso Nacional, como pretende.

"O Coronel Ramalho se afasta da Secretaria de Segurança no próximo dia 1 de fevereiro para que possa analisar projetos políticos neste ano. Agradeço ao secretário o trabalho à frente da Segurança Pública do nosso Estado. O Coronel Márcio Celante responderá interinamente pela secretaria", escreveu o governador Renato Casagrande nas redes sociais no final da tarde desta quinta-feira (25). 

A fria nota do governador, estopim para o noticiário, foi reforçada por um vídeo em companhia do secretário, na noite desta sexta-feira (26), que traduz o apoio que Ramalho terá no decorrer da campanha, mesmo que de forma discreta, afirmam fontes dos bastidores. Ou, caso ele venha a juntar-se com o deputado federal Da Vitória, presidente estadual do PP,  engrossaria  o grupo da direita que forma a oposição em todos os níveis.  

Setores do governo consideram que o desempenho de Ramalho na Secretaria de Segurança rendeu bons frutos, midiaticamente, à atual gestão. O Espírito Santo é marcado por violência e elevado nível de criminalidade, mas encerrou o ano de 2023 com o menor número de homicídios registrados em 27 anos, desde o início da série histórica, iniciada em 1996. Foram 978 assassinatos registrados em todo o Estado, contra 1.007 no ano anterior. Antes de 2023, o menor resultado havia sido em 2019, com 987 homicídios.

Na Região Metropolitana também houve redução no número de casos, apesar de Vitória ter apresentado crescimento, de 70 para 85 em um ano. Em Vila Velha, que liderou o ranking de homicídios dolosos em todo o Estado, com 119, registrou uma diminuição de 25,9% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 159 assassinatos.

São dados animadores para o governo e que, apesar do modelo truculento de Ramalho, de "partir pra cima", agrada camadas do eleitorado embaladas no discurso bolsonarista, que disseminou a "arminha", nos últimos quatro anos, como símbolo de eficiência contra a violência. Isso em um Estado onde pouco se fala em direitos humanos e no qual existe um programa denominado "Estado presente". Nesse clima, Ramalho pode ter vez, inclusive sem as bênçãos do Palácio Anchieta, mas com aplausos da direita. É esperar para ver.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

LUIS FERNANDO em Sábado, 27 Janeiro 2024 19:20

Vai levar uma coça de Arnaldinho, o melhor prefeito que Vila Velha já teve.

Vai levar uma coça de Arnaldinho, o melhor prefeito que Vila Velha já teve.
Max em Segunda, 29 Janeiro 2024 16:29

Sou fã do Ramalho ,Mas o Arnaldinho ta com tudo em Vila Velha igual Euclerio em Cariacica... Acho Melhor Tentar a PMV Pq Pasoline ta com problema de Cambio ... Nao ta em engatando as Marchas nem a Pau. Kkkk

Sou fã do Ramalho ,Mas o Arnaldinho ta com tudo em Vila Velha igual Euclerio em Cariacica... Acho Melhor Tentar a PMV Pq Pasoline ta com problema de Cambio ... Nao ta em engatando as Marchas nem a Pau. Kkkk
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/