Durante o domingo (25), os membros da Rede Sustentabilidade se reúnem no Centro Comunitário de Laranjeiras, na Serra, para sua primeira convenção estadual. Embora o partido não tenha a figura do presidente, mas o comando passa pelas mãos do prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
Na Convenção os filiados do partido vão fazer uma análise de conjuntura e debate de teses. Haverá também a revisão estatutária. Os filiados do partido vão escolher os membros do Diretório (Elo) Estadual; os membros da Comissão Executiva Estadual; os delegados do II Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade, que deve acontecer em novembro.
Também serão escolhidos os membros do Conselho Fiscal; membros da Comissão de Ética; definição do Conselho Político Cidadão e deliberação da Moções e Resoluções/PRIFs.
As regras da Convenção estão dispostas no Regimento Interno das Convenções Estaduais/Distrital da Rede Sustentabilidade, aprovado pela Resolução 05/2015, e devem e estão no site redessustentabilidade.org.br, O filiado também deverá conhecer o Estatuto da Rede, disponível no mesmo site.
Resolução número 5/2015, para exercer o direito à participação nas Convenções Estaduais/Distrital da Rede Sustentabilidade, o filiado deve estar em dia com suas obrigações financeiras perante à Rede.
A Rede no Estado nasceu com cerca de 300 filiados e pretende participar das eleições do próximo ano, mas a principal aposta do partido parece ser o próprio Audifax Barcelos, na Serra. Ele tem feito as articulações da sigla e tem sido decisivo na escolha de quem entra no novo partido.