Sábado, 18 Mai 2024

Reflexo da Derrama muda cenário eleitoral em Guarapari

Reflexo da Derrama muda cenário eleitoral em Guarapari

A eleição extemporânea no município de Guarpari vive um momento de mudança de cenário com os reflexos da Operação Derrama, deflagrada nessa terça-feira (15) e que prendeu sete ex-prefeitos do Estado, entre eles o de Guarapari, Edson Magalhães (sem partido), e o de Anchieta, Edival Petri (PMDB)



Essas prisões mexem profundamente no cenário eleitoral do município, que apontava ligeira vantagem para Carlos Von (PSL), seguido por Orly Gomes (DEM) e Ricardo Conde (PSB). O cenário, porém, mostrava uma disputa acirrada entre os três.



Magalhães apoiava Orly Gomes e Edval Petri apoiava Carlos Von. Para as lideranças locais, o candidato mais prejudicado com os eventos dessa terça-feira, foi o do DEM, já que Magalhães era o principal cabo eleitoral de Orly. Petri também prejudica Von, mas em uma escala bem menor.



Mas a principal movimentação de bastidores foi a migração do apoio do ex-governador Paulo Hartung, aliado de Magalhães, da campanha de Orly Gomes para a de Carlos Von. Essa migração pode ser observada na chegada de Tião Barbosa ao município para cuidar do marketing da campanha do candidato do PSL. Essa movimentação prejudica ainda mais o palanque de Orly.



Quem deve capitalizar com a nova configuração política é o candidato do PSB, Ricardo Conde. Ex-vereador do município, Conde se colocou desde a eleição de outubro passado como oposição a Magalhães, enquanto Von preferia manter a relação harmoniosa com o ex-prefeito.



O prestígio político Magalhães garantia o apoio ao seu candidato e empurrava para cima a rejeição de Conde. Diante da prisão de Magalhães, o discurso de oposição deve se legitimar enquanto Von, que evitava o confronto com o prefeito, perde força.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/