Sexta, 17 Mai 2024

Reta final para escolha do presidente regional do PT

Reta final para escolha do presidente regional do PT
No próximo domingo (10) o PT reúne a militância para a escolha do novo presidente do partido no Estado. A última semana antes do Processo de Eleição Direta (PED 2013) promete esquentar a disputa entre os três nomes que almejam o comando do partido. 
 
O ex-prefeito de Vitória, João Coser, segue favorito na disputa, mas as investidas da senadora Ana Rita e do subsecretário estadual de Direitos Humanos Perly Cipriano vão tentar mudar o cenário na reta final.
 
As candidaturas têm ligação com as tendências nacionais. A corrente de Coser, Alternativa Socialista (AS), é representante no Estado da candidatura do deputado federal por São Paulo, Paulo Teixeira.
 
Perly  é da corrente lulista, embora haja um racha no Estado em relação ao grupo, o candidato da Construindo um Novo Brasil (CNB) é Ruy Falcão, favorito nacionalmente. Ana Rita apoia a candidatura de Valter Pomar, da sua corrente Articulação de Esquerda. 
 
Como o voto é direto, os candidatos que têm mais aliados têm mais chances. A corrente de Coser atraiu aliados dentro do partido, oriundos de outras correntes, como os independentes, a Democracia Socialista e parte da CNB. 
 
Além disso, seu grupo fortaleceu um projeto de filiações no final do ano passado, pavimentando seu favoritismo na disputa desde ano. Quem vencer a eleição interna vai comandar as articulações do partido para a disputa eleitoral de 2014.  
 
Além do comando do partido, uma disputa paralela entre Coser e Ana Rita está sendo travado por conta da vaga ao Senado nas eleições de 2014. Ana Rita luta pelo direito à reeleição. Embora tenha entrado como suplente na vaga de Renato Casagrande, o PT sempre teve a prática de priorizar quem está no mandato. 
 
Mas o grupo de Coser tem interesse na vaga e o partido quer definir quem será o nome na disputa até o dia 30 de novembro. Para os meios políticos, porém, se o partido definir que o candidato será Coser, não há garantias de que o ex-prefeito realmente venha a disputar a vaga, já que poderia negociar com outros partidos uma acomodação do PT , talvez na vice-governadoria, novamente. O objetivo de sua candidatura seria somente para tirar Ana Rita do páreo. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/