Presidente da Casa quer Congresso Nacional, enquanto vereadores se articulam para disputa

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (União), não vai tentar a reeleição este ano para o que seria seu sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Investe em alcançar uma das dez vagas de deputado federal destinadas ao Espírito Santo, o que abre espaço para novas pré-candidaturas oriundas de Cariacica, seu reduto eleitoral.
Em 2022, Marcelo Santos foi o quarto mais votado em Cariacica para deputado estadual, obtendo 9,3 mil votos na cidade, 22,3% do total de 41,6 mil votos. Ele também cumpriu mandato de vereador no município de 1996 a 2000, e foi candidato a prefeito em duas ocasiões.
Além dele, Janete de Sá (PSB) também é representante cariaciquense na Assembleia, e tentará se reeleger. Entretanto, a proporção de eleitores que conquistou em Cariacica foi menor: 2,8 mil, 10,8% do seu total de votos para deputada estadual, que somou 25,8 mil. Janete, portanto, terá a oportunidade de ampliar um pouco mais a sua base.
Entretanto, o campeão de votos para deputado estadual em Cariacica em 2022 foi alguém de fora do município da Grande Vitória: Capitão Assumção (PL) obteve 12,2 mil votos na cidade, 12,4% do total de 98,6 mil. O bolsonarista vai tentar a reeleição.
Da Câmara de Vereadores, alguns nomes têm se colocado como pré-candidatos a deputado estadual. Um deles é Dr. Fernando Santório (PP). O médico foi o primeiro colocado na disputa por cadeiras da Câmara Municipal em 2024, com 5,3 mil votos. Apesar de estreante na política, ele é neto de Vicente Santório Fantini, que foi prefeito por três mandatos entre 1966 e 1985.
O atual presidente da Câmara, Lelo Couto (MDB), também é pré-candidato a deputado estadual. Em 2024, recebeu 3,8 mil votos e se reelegeu para o terceiro mandato. Já se candidatou para deputado estadual em 2022 e obteve a sexta maior votação em sua cidade, 7,2 mil votos, 78,5% do total de R$ 9,2 mil votos.
Outro vereador que se coloca como pré-candidato a deputado estadual é Cabo Fonseca (Republicanos), que recebeu 3,5 mil votos em 2024. Estreante, se candidatou em 2022 para deputado estadual, obtendo a sétima maior votação na cidade para o cargo, 6,3 mil votos, mais de 60% dos 10,1 mil que recebeu no total. Tem bastante ligação com o meio evangélico e com pautas de segurança pública.
A jovem Açucena (PT), por sua vez, foi eleita vereadora em Cariacica aos 25 anos, com 2,6 mil votos, em sua primeira experiência eleitoral, em 2024, e também é pré-candidata a deputada estadual. Enfermeira, filha de militantes, ela é a primeira mulher filiada ao PT que conseguiu chegar ao legislativo do município e a única representante feminina na Câmara na legislatura que se iniciou em 2025, e desempenha solitariamente um mandato de oposição ao prefeito Euclério Sampaio (MDB).
Outro vereador de Cariacica apontado como possível candidato a deputado estadual este ano é Cesinha (PV), reeleito para o quarto mandato com 3,2 mil votos. Ele já presidiu a Câmara de Vereadores em três ocasiões. Líder de governo de Euclério Sampaio (MDB), Cesinha divulgou nesta semana um encontro com o ex-governador Paulo Hartung (PSD) e o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, que são do grupo político oposto ao do prefeito.
Já o vereador licenciado Edgar do Esporte (União), que assumiu no início do ano passado a Secretaria Municipal Extraordinária de Relações Comunitárias, ainda não confirmou se é pré-candidato, mas não será uma surpresa se entrar na disputa. Reelegeu-se em 2024 com a segunda maior votação da cidade, 4,6 mil votos. Em 2022, foi o segundo mais votado para deputado estadual em Cariacica, com 10,1 mil votos, o que representou mais de 90% do total de 11,2 mil votos que ganhou.
Outros vereadores que cogitariam candidatura este ano são Cleidimar Alemão (Republicanos), Flávio Preto (PSB) e Lei (União Brasil). Jocemir da Enfermegam (Podemos) também pretendia se candidatar, mas recuou para apoiar a reeleição de Janete de Sá. Ele informou a Século Diário que dará apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) para governador; a Euclério Sampaio (MDB) para senador; e ao deputado federal Gilson Daniel (Podemos), que deverá tentar se reeleger.
Fator Euclério
Reeleito em 2024 com quase 90% dos votos, o prefeito Euclério Sampaio afirma que deixará o cargo para se candidatar a senador este ano. Ele também tem grande influência sobre os rumos a serem tomados por diversas pré-candidaturas de Cariacica.
Entretanto, para a Assembleia Legislativa, um dos principais nomes cotados para receber o apoio de Euclério não mora em Cariacica: é Denninho Silva (União), que vai tentar a reeleição. Denninho é sobrinho de Euclério, que tem sido o seu padrinho político.
Para deputado federal, a tendência é que Euclério declare apoio a Marcelo Santos. Um detalhe importante é que o campeão de votos para a Câmara dos Deputados em 2022 é de Cariacica, mas não tentará a reeleição. Helder Salomão (PT), adversário político de Euclério e Marcelo Santos, terá que sair para governador, garantindo, assim, palanque ao presidente Lula.

