Terça, 30 Abril 2024

Secretária da Mesa se destaca na interlocução com manifestantes

Secretária da Mesa se destaca na interlocução com manifestantes
Nas duas semanas de ocupação da Assembleia, uma personagem ganhou destaque entre os deputados e os manifestantes. A primeira secretária da Mesa Diretora, deputada Solange Lube (PMDB), assumiu um papel de mediadora e conseguiu capitalizar nos meios políticos, aumentando seu trânsito no plenário. 
 
O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), que deveria ter assumido essa postura de negociador, não conseguiu um nível de articulação com os ocupantes. Dentro da Assembleia, a impressão sobre a ação de Ferraço é que, por ele, uma ação mais dura poderia ter sido tomada.
 
Ferraço também não conseguiu fazer com que os deputados insatisfeitos com o projeto de decreto legislativo que suspende a cobrança do pedágio fossem à Assembleia votar a matéria. A votação foi um ponto acordado pela Mesa Diretora para que os manifestantes desocupassem a sala da Presidência. 
 
Havia uma movimentação para tirar o projeto de pauta. Mas para conseguir suspender a votação, o presidente precisaria da assinatura de mais um membro da Mesa. Como o segundo secretário, Roberto Carlos (PT), fechou questão a favor do projeto, junto com a bancada do PT, a segunda assinatura poderia ser de Solange Lube. Mas a peemedebista não abonou a manobra do presidente, o que permitiu a continuação da tramitação.
 
Aos deputados insatisfeitos com a situação, a deputada ofereceu até a casa, na Praia da Costa, em Vila Velha, para conversas. Na quarta-feira, mais uma vez a primeira secretária da Mesa foi acionada para tentar encontrar uma solução negociada para a desocupação da Assembleia. Solange não conseguiu um acordo, mas sua atuação foi elogiada nos meios políticos. A deputada, que desde o início da legislatura teve uma atuação considerada apagada, conseguiu capitalizar com o episódio. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/