Domingo, 28 Abril 2024

Senado seria o caminho mais 'confortável' para Hartung em 2014

Senado seria o caminho mais 'confortável' para Hartung em 2014
Entre as lideranças políticas do Estado, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) é uma das que também se movimentam muito visando um bom posicionamento para a disputa do próximo ano. Os meios políticos fazem suas leituras sobre os caminhos que ele pode seguir em 2014.
 
Muito se fala na movimentação do ex-governador no sentido de tentar retornar ao Palácio Anchieta, mas a disputa não parece ser mais atrativa para Hartung. Um dos motivos seria o fato de o campo estar congestionado para essa disputa. 
 
Mesmo que consiga reunir um grande número de apoiadores, Hartung teria que disputar a eleição com Renato Casagrande. Ainda há a possibilidade de o senador Magno Malta (PR) vir a disputar a eleição. Como Hartung está fragilizado por uma série de denúncias de irregularidades em seu governo, Hartung seria um alvo fácil para a oposição. 
 
Já na disputa ao Senado, o ex-governador evitaria o confronto direto com os adversários. Ele colocaria sua candidatura em um campo bem menos congestionado, participaria da eleição, dividindo a liderança do processo com o governador e ainda pode conseguir um mandato eletivo, saindo da planície, onde está desde 2010, quando deixou o governo do Estado. 
 
Entre os nomes cotados para a disputa ao Senado, Hartung não teria problemas em conseguir tirar do cenário o principal candidato, o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT). Embora esteja articulando a conquista da presidência do partido com o propósito de disputar o Senado, Coser ficaria contemplado com uma vaga de vice-governador, abrindo espaço para Hartung disputar a vaga. 
 
A movimentação de Coser hoje seria para tirar do páreo a senadora Ana Rita, que ocupa a vaga a ser disputada no próximo ano e poderia se candidatar à reeleição. Para isso, precisaria do apoio do partido. Com Coser disputando a presidência do PT como favorito, as chances de Ana Rita diminuem. Como a senadora não abriria mão para a disputa de Hartung, precisa ser bloqueada dentro do partido e este seria o papel de Coser neste momento. 
 
Se conseguir limpar o campo e disputar o Senado, Hartung conseguiria um mandato o que o resguardaria dos desfechos das denúncias contra seu governo com um foro privilegiado. Além disso, retomaria o crescimento de seu prestígio político em queda desde que deixou o governo. Esse teria sido, inclusive, um dos motivos pelo qual não disputou a prefeitura de Vitória em 2012.
 
Mas os movimentos incertos do ex-governador têm também outras leituras. Para parte dos meios políticos, as movimentações de Hartung são para tirar o controle das discussões das mãos do governador Renato Casagrande e ele na verdade não seria candidato no próximo ano. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/