Sábado, 18 Mai 2024

Senador capixaba no topo de ranking de parlamentares da revista Veja

Senador capixaba no topo de ranking de parlamentares da revista Veja

O senador Ricardo Ferraço (PMDB) apareceu na segunda colocação na lista chamada de “ranking do progresso”, divulgada na edição desta semana da revista Veja. A relação levou em conta o posicionamento dos congressistas em relação a propostas de ajuste na legislação brasileira para a “consolidação de um país mais moderno e competitivo”. Entre os deputados capixabas, Lelo Coimbra (PMDB) e Paulo Foletto (PSB) tiveram o melhor desempenho, segundo a publicação.



A elaboração da lista levou em consideração nove eixos de atuação que, no entendimento da revista, contribuiriam para a redução da carga tributária, o aprimoramento das relações trabalhistas, o combate à corrupção, a governabilidade e até a “simplificação de regras e poda de selva burocrática”. No entanto, a publicação fez questão de citar a aplicação de uma subjetiva “cláusula de ética”, em que excluiu os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa.



Na lista dos 20 principais membros de cada Casa legislativa, publicado na revista imprensa, somente o nome do senador Ricardo Ferraço apareceu entre os capixabas. O peemedebista ficou empatado com o senador Casildo Maldaner (PMDB/SC) na segunda posição, com nota 8,6. O primeiro da lista no Senado foi o pernambucano Armando Monteiro (PTB), que teve a única nota dez da Casa.



A revista não faz qualquer menção aos projetos apresentados ou critérios para aferição da nota do senador capixabas. No entanto, a publicação rendeu grande espaço ao longo do ano para a atuação do peemedebista na operação de “resgate” do senador boliviano Roger Molina, em agosto, e nos desdobramento do escândalo de espionagem americana revelado pelo ex-agente da NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional), Edward Snowden. Ferraço hoje é o relator de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto.



Os nomes dos outros parlamentares capixabas também aparecem ao longo do ranking, publicado no site da revista. Os senadores Magno Malta (PR) e Ana Rita (PT) ficaram na 24ª colocação, com nota 4,6. Chama atenção nas regras de elaboração da lista que, neste mesmo ano, a senadora petista foi relatora de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da violência contra a mulher. O relatório final teve mais de mil páginas e traz sugestões em todas esferas do que pode ser feito para aplacar a violência, sobretudo, a letal contra as mulheres.



Entre os deputados federais do Espírito Santo, a relação foi encabeçada por Lelo Coimbra e Paulo Foletto, que ficaram na 29ª colocação, com a nota seis. Em seguida aparecem: César Colnago (PSDB), com nota 5,8; Mannato (SDD), cinco; Jorge Silva (PROS), 4,9; Lauriete (PSC), 4,8; Iriny Lopes (PT) e Sueli Vidigal (PDT), empatadas com 4,7; Camilo Cola (PMDB), 4,4; e na lanterna, a ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados Rose de Freitas (PMDB), que ficou com nota 2,7 (62ª entre 76 posições na lista, que admitiu mais de um parlamentar na mesma colocação).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/