Sábado, 18 Mai 2024

Senadores capixabas estão cotados para a disputa eleitoral de 2014

Senadores capixabas estão cotados para a disputa eleitoral de 2014
Um terço do plenário do Senado será renovado na eleição deste ano e no Estado a vaga a ser disputada é a da senadora Ana Rita Esgário (PT), que assumiu a suplência de Renato Casagrande em 2011. Embora tenha direito à reeleição, a senadora pode disputar a vaga de deputada estadual, já que com maioria no PT, o ex-prefeito de Vitória João Coser estaria de olho na vaga da "colega" petista. Mas a senadora não é a única da bancada que esta cotada para disputar a eleição deste ano. 
 
Em uma situação bem mais confortável, já que têm mandato até 2018, os senadores Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR) também são opções para disputa estadual.  Ricardo fez um ensaio de se lançar candidato ao governo, mas uma composição com o PT, o favorito como candidato ao governo seria o ex-governador Paulo Hartung. 
 
Ricardo tentou convencer o partido a disputar a eleição com candidatura própria, mas encontrou muita resistência interna, já que os candidatos proporcionais, em sua maioria, defendem a permanência do PMDB na base aliada do governador Renato Casagrande. Se disputasse a eleição, Ferraço não teria prejuízo em relação ao atual mandato, mas há um risco estratégico..
 
Magno Malta também está cotado para a disputa ao governo do Estado na eleição deste ano. O senador quer ser o nome de oposição  na eleição para enfrentar o controle político do grupo do ex-governador Paulo Hartung e da elite econômica do Estado. Se Malta e Ricardo disputarem a eleição ao governo e o peemedebista tiver um desempenho eleitoral menor que o do candidato do PR, a disputa de 2018 pode ficar acirrada para a reeleição dos dois parlamentares. 
 
Já Ana Rita faz parte de um grupo de senadores que encerram os mandatos em fevereiro de 2015 e que têm dificuldade em angariar apoio para disputar a reeleição. Com apenas uma vaga em disputa por estado, a candidatura de senador geralmente é utilizada como moeda de troca para reforçar os palanques ao governo.
 
No total, o número de senadores que podem disputar a eleição deste ano é muito maior do que os 27 que encerram os mandatos em fevereiro de 2015. Segundo o jornal Valor Econômico, 54 parlamentares com mandato até 2019 vão concorrer no pleito de outubro próximo, sendo 18 possíveis candidatos ao governo de seus estados, um cotado para vice-presidente e dois pré-candidatos à Presidência da República.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/