Sábado, 27 Abril 2024

Série de desgastes prejudica imagem da Mesa Diretora

Série de desgastes prejudica imagem da Mesa Diretora

O clima na Assembleia anda muito pesado desde o retorno do recesso parlamentar. Uma sucessão de acontecimentos vem formando uma agenda negativa para o legislativo, que além de trazer riscos para a reeleição dos deputados, atrapalha a governabilidade de Renato Casagrande.



Para tentar solucionar o problema, o presidente Theodorico Ferraço (DEM) quer investir na melhora da comunicação com a sociedade, mas os problemas internos persistem.



Ferraço foi reeleito para a presidência da Casa, com um forte desgaste político por denúncias de envolvimento em fraudes em prefeituras. A denúncia foi arquivada, mas o caso que ganhou repercussão nacional deixou arranhões na imagem não só do deputado, mas da Assembleia.



Esta semana, mais um membro da Mesa ganhou as páginas dos jornais, também com uma agenda negativa no judiciário. A primeira secretária, Solange Lube (PMDB), foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por irregularidades na prestação de contas da campanha de 2010.



Apesar de os deputados saírem em defesa da deputada e alegarem que a denúncia contra um parlamentar não afeta todo o Poder, o fato de a Casa já vir em um acúmulo de desgastes e de Solange fazer parte da Mesa Diretora comprometem a imagem da Assembleia.



O outro secretário da Mesa, Roberto Carlos (PT), não tem problemas judiciais, mas tem tomado decisões que contribuem para o clima pesado com os colegas. Além de protagonizar ao lado do deputado José Esmeraldo (PR) uma discussão que quase acabou em vias de fato durante uma sessão ordinária, o deputado acabou falando demais na imprensa no entrevero entre a Casa e o vereador Fabrício Gandini (PPS), o que irritou alguns deputados.



Os problemas da Mesa têm se refletido no restante do plenário e os deputados estão deixando transparecer o clima de instabilidade política que domina a Assembleia. Irritados e parecendo perdidos em meio ao tiroteio da imprensa e o desempenho eleitoral que parece estar em queda, os deputados tem demonstrado irritação uns com os outros.



A tribuna da Casa virou espaço para prestação de contas e ataques a vereadores e a críticos de seus trabalhos e qualquer atitude contra o parlamento capixaba é motivo de revolta na Assembleia. Para os meios políticos, os movimentos dos deputados não estão ajudando a reconstruir a imagem da Casa. A sensação é de que se o governo do Estado não intervir na orientação da linha a ser seguida, a situação na Assembleia tende a piorar.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/