Quinta, 18 Abril 2024

Servidores querem garantir pagamento de perdas salariais geradas pela inflação

Haylson_de_Oliveira_leonardo_sa-2 Leonardo Sá
"Estaremos mobilizados" é a frase final do ofício encaminhado ao governador Renato Casagrande pela Pública/ES – Central do Servidor, solicitando reunião para discutir o pagamento, em janeiro de 2022, dos índices acumulados da revisão geral anual não paga no ano de 2020 e neste ano, em decorrência da Lei Complementar 173/2020. Os servidores tomam por base o histórico da inflação oficial e dos reajustes desde 2012.

Apontam uma perda acumulada de 50,88%, com redução do poder aquisitivo da categoria da ordem de 33,72%, a partir do cálculo da inflação oficial no período, que alcança 69,55% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e as reposições concedidas, acumuladas, em 18,67%.

O presidente da Pública, Haylson de Oliveira, que assina o documento, destaca no documento, encaminhado no último dia 19, "a necessidade de o Estado cumprir com a garantia definida constitucionalmente, impreterivelmente em janeiro de 2022, tendo em vista a vigência da famigerada lei (...) quanto às vedações estabelecidas no artigo 8º".

E ainda aponta para o superávit na receita estadual de "mais de R$ 1 bilhão no acumulado deste ano", e também a "dedicação exemplar e trabalho intrépido realizado pelos servidores deste Estado nos anos de 2020 e 2021, garantindo provisão de serviços públicos de qualidade na crise derivada na pandemia da Covid 19. Consideramos fundamental o atendimento desse direito", reforça.

A solicitação dos servidores ao governador Renato Casagrande é uma forma de "provocar" o governo para debater a questão, a fim de que a recomposição inflacionária possa ser inserida nos salários das diversas categorias profissionais. 

Em prestação de contas na Assembleia Legislativa, realizada este mês, o governador garantiu que "há interesse em efetivar as conversas no início do próximo ano, para estudar uma forma de recompor as perdas de 2020/2021", mas com a possibilidade de ocorrer de forma parcelada.

Demanda acumulada

Cobrança a Casagrande por recomposição inflacionária volta à tona e sinaliza mesa de negociação difícil para 2022
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/demanda-acumulada

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/