Segunda, 06 Mai 2024

Sete (ou oito) encerram o ano como pré-candidatos à Prefeitura de Vitória

coser_pazoline_leonardo_Sa Leonardo Sá

O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e o deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT) são os nomes que poderão ir para a disputa final, em segundo turno, à Prefeitura de Vitória em 2024, na avaliação do mercado político, considerando o cenário neste final de ano, a 10 meses do pleito, marcado para o mês de outubro.

Com a dupla, caso o cenário se confirme, haverá repetição das eleições de 2020, que favoreceram a Pazolini, na esteira das articulações em nível nacional da ala conservadora, ligada ao então presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível por conta do cometimento de vários crimes - abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A movimentação de postulantes ao comando da segunda maior vitrine política do Espírito Santo, a Capital do Estado, envolve de sete a oito pré-candidaturas, entre parlamentares, ex-prefeitos, atuantes na área de segurança pública, com maior número de militantes em blocos da direita e da extrema direita. O oitavo nome, coronel Alexandre Ramalho (Podemos), secretário estadual de Segurança Pública, oscila na disputa entre Vitória e Vila Velha, mas ainda não achou vento favorável na Capital. 

A ala progressista estará representada, além de João, pela deputada estadual Camila Valadão (Psol), única mulher concorrendo. No atual cenário, seguirão em campos distintos, mas estarão juntos no segundo turno.

O atual prefeito, Pazolini, conta com a máquina pública – e sabe aproveitá-la bem -, mas enfrenta situação de desgaste em setores do funcionalismo e ainda busca manter o eleitorado mais à direita, potenciais eleitores do deputado estadual Capitão Assumção (PL). Ele tentará a Prefeitura de Vitória pela segunda vez. Em 2020, chegou na quarta colocação na primeira fase do pleito.

Outro nome é o também deputado estadual Fabrício Gandini, filiado recentemente ao PSD. Terceiro colocado nas eleições de 2020, busca espaço para garantir a pré-candidatura, lançada depois que ele deixou o Cidadania, legenda da qual era o presidente em Vitória, por não encontrar sustentação.

Gandini tenta emplacar uma chamada terceira via, mas encontra outros pretendentes ao cargo nesse mesmo caminho, sendo os principais o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e o também deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB), que espera o favorecimento do governador Renato Casagrande, do seu partido, que, até este final de ano se mantém discreto.

Luiz Paulo se movimenta visando conquistar faixas eleitorado de João Coser, localizadas em bairros periféricos, onde o PT tem maior influência. Não é à toa que investe em terreno onde duas gestões na Prefeitura de Vitória, de 2005 a 2012, podem apresentar entregas à população, mesma situação do candidato do PT.

O tucano exerceu dois mandatos de prefeito - 1997 a 2004 - e foi também deputado federal, de 2007 a 2010. Em 2022, tentou retornar à Câmara Federal sem êxito, aumentando o clima de derrota em 2020, quando não encontrou espaço para se candidatar a prefeito de Vitória.

Fator Lula

Com a eleição de Lula para a presidência da República, o PT encara as eleições municipais como essenciais para realinhar o partido, de olho na sucessão presidencial de 2026. Depois de um período de reveses em decorrência de manobras que resultaram na deposição da presidenta Dilma Rousseff, na prisão ilegal, e por isso anulada, de Lula, e na eleição de Jair Bolsonaro, o partido pretende ampliar a influência nas prefeituras, em especial nas capitais dos estados.

Sem um prefeito no Espírito Santo, conta em Vitória com a vereadora Karla Coser, filha de João, e, no âmbito estadual, com a deputada Iriny Lopes e ainda com o senador Fabiano Contarato.

O bloco corre na mesma faixa da deputada Camila Valadão, eleita para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa em 2020, depois de um bem sucedido mandato de dois anos na Câmara de Vitória.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/