Sexta, 19 Abril 2024

Com silêncio do PT sobre Contarato, comitês refazem agenda e ampliam críticas

Arlindo_Villasch3i_seculo Arquivo SD

Diante do silêncio sobre o descarte já praticamente confirmado do nome do senador Fabiano Contarato como concorrente ao governo do Estado, militantes do PT refizeram a agenda para o próximo dia 11, no Sindicato dos Bancários, ocasião em que seria formalizada a pré-candidatura. Em reunião na tarde desta quarta-feira (8), grupos de ativistas decidiam manter a reunião, mas, ao contrário do programado, vão ouvir o posicionamento de Contarato.

"Não queremos confronto com a direção do partido", afirma Fernanda Tardin, do grupo Lula Livre, uma das incentivadoras da pré-candidatura do senador, assinalando que é preciso saber detalhadamente o que ocorreu na reunião sigilosa da direção do partido com o governador Renato Casagrande (PSB), que concorre à reeleição e teria em Contarato um adversário com chances de fazer frente à sua liderança nas pesquisas.

Contarato significa um "novo mover" na política fora da dinastia de Paulo Hartung (sem partido) e de Renato Casagrande, que favoreceram um modelo excludente da maioria da população, com privilégios às megaempresas sem quaisquer outros vínculos que não sejam suas plantas industriais", diz o professor e economista Arlindo Villaschi, citando como exemplo a Suzano – antiga Fibria e Aracruz Celulose -, a Vale, entre outras lideradas pela ONG ES em Ação. Para ele, a dimensão de Contarato agrega à esquerda de Vitória, por sua presença no cenário nacional.

O professor assinala que o Espírito Santo "já não aguenta mais essa exclusão" e aponta para o encolhimento da esquerda no Estado. "Hoje temos um deputado federal e uma deputada estadual",  enfatiza. 

Militantes petistas e de outras siglas progressistas consideram "estranho" o posicionamento da direção estadual, que impôs silêncio ao encontro mantido com Casagrande nessa segunda-feira (6), quando ficou demonstrado que ele poderá apoiar o presidente Lula, mas sem abrir canais para alianças que permitam intromissão no seu cenário eleitoral, o que exclui petistas na chapa como vice e a candidatura ao Senado.  Seria a recompensa pela retirada da disputa de um nome competitivo.

Com a preocupação de manter a unidade do partido e confirmando o foco principal apenas na eleição do ex-presidente Lula, segundo Fernanda, os comitês populares do PT no Espírito Santo se organizam para traçar planos para a campanha, a partir de agora sem o nome do senador Fabiano Contarato como concorrente ao governo o Estado. "Não posso falar por todos os comitês, mas garanto que a maioria está com Contarato", ressalta.

O resultado da reunião com Casagrande, que circulou debaixo de sigilo, gerou críticas não apenas de membros do PT, mas também de outras legendas alinhadas à esquerda. "Contarato é o único nome que unifica a esquerda capixaba. Além disso, seria a única candidatura com força social que colocará como centralidade o bolsonarismo e erguerá um palanque potente para Lula em nosso Estado", afirma Vinicius Machado, membro da direção estadual e da Resistência Psol, corrente interna do partido.

"Erram aqueles que defendem o apoio a Casagrande, que já sinalizou diversas vezes que vai tentar esconder Lula de sua campanha, não tem compromisso com a luta contra o bolsonarismo, e, o mais grave, adota uma política neoliberal no comando do Estado. A contradição, portanto, não é nossa", enfatiza Vinícius. As declarações traduzem um sentimento espalhado no campo progressista no Espírito Santo, independente de siglas. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

LEVI PARANHOS DA SILVA em Quinta, 09 Junho 2022 08:35

Lembrando ao governador Renato Casagrande que Lula não foi absorvido de nenhuma dos crimes a ele imputados, o que foi cancelado, numa manobra para lá de estranha, foi o processo da Lava jato de Curitiba. Continuo confiando na honestidade do nosso governador, no bom trabalho que vem realizando, no bom desempenho de todos os seus secretários, no carisma que ele tem junto ao povo capixaba! Não se alie ao Lula! Tem um ditado alemão que diz: "Aquele que segura a escada para o ladrão é tão mau quanto o próprio ladrão." Continuo acreditando no nosso governador,
porque a gente que é servidor que tem uma luta muito grande contra corruptos, ou seja, bandidos, ladrões que desviam dinheiro do Estado, que é ameaçado de morte por esse tipo de gente. Não dá para acreditar que um governador possa se aliar a um corrupto.
Outrossim, quem sabe explicar como o Lula ficou tão rico. Ele disse que foram palestras....para ORDEBRECH.
O povo capixaba voltou no Cantarato, única e exclusivamente porque ele deixou a entender que ajudaria a mudar as Leis para combater criminosos, corruptos e outros mais.

Lembrando ao governador Renato Casagrande que Lula não foi absorvido de nenhuma dos crimes a ele imputados, o que foi cancelado, numa manobra para lá de estranha, foi o processo da Lava jato de Curitiba. Continuo confiando na honestidade do nosso governador, no bom trabalho que vem realizando, no bom desempenho de todos os seus secretários, no carisma que ele tem junto ao povo capixaba! Não se alie ao Lula! Tem um ditado alemão que diz: "Aquele que segura a escada para o ladrão é tão mau quanto o próprio ladrão." Continuo acreditando no nosso governador, porque a gente que é servidor que tem uma luta muito grande contra corruptos, ou seja, bandidos, ladrões que desviam dinheiro do Estado, que é ameaçado de morte por esse tipo de gente. Não dá para acreditar que um governador possa se aliar a um corrupto. Outrossim, quem sabe explicar como o Lula ficou tão rico. Ele disse que foram palestras....para ORDEBRECH. O povo capixaba voltou no Cantarato, única e exclusivamente porque ele deixou a entender que ajudaria a mudar as Leis para combater criminosos, corruptos e outros mais.
Francisco Dal Ben em Sábado, 06 Agosto 2022 11:30

Tanta falta de conhecimento que chega a cansar....

Tanta falta de conhecimento que chega a cansar....
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/