Sexta, 26 Abril 2024

​Site promove participação da população no debate do Orçamento 2022

ales_fachada_lucasalbani_ales Lucas Albani/Ales

Começam nesta terça-feira (1º), as audiências públicas para elaboração do Orçamento 2022. A população poderá registrar proposta por meio do link www.orçamento.es.gov.br, que ficará no ar até o dia 30 deste mês. No mesmo período, o diálogo com os capixabas se dará também por meio de encontros virtuais, com transmissão em tempo real. Na Assembleia Legislativa, os deputados têm até a próxima segunda-feira (7), às 19 horas, para apresentar emendas ao Projeto de Lei (PL) 163/2021 - proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano.

Coordenadas pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) do governo, as audiências são amparadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e visam garantir transparência e a participação da população nos processos de elaboração de orçamentos. A forma virtual de comunicação, que permitirá que a população de todas as dez microrregiões capixabas auxilie a administração estadual na elaboração da peça orçamentária para o próximo ano, foi planejada para atender às normas de distanciamento social, que impedem a realização de encontros presenciais.

Já os deputados tiveram o prazo dilatado por força do ponto facultativo da próxima sexta-feira (4), por decisão do presidente da Comissão de Finanças, Eustáquio de Freitas (PSB).

A LDO determina os rumos do orçamento do Estado para o próximo ano, ao estabelecer as metas da administração pública e definir as prioridades e a estrutura orçamentária para o Estado, com projeção de uma receita total corrente de R$ 17,6 bilhões.

Em reunião há uma semana, a Comissão de Finanças aprovou o cronograma de trabalhos referente à LDO. Na ocasião, Freitas informou que optou por um cronograma mais enxuto porque o parecer precisa ser votado antes do recesso parlamentar, que ocorre de 17 a 31 de julho.

No site www.orcamento.es.gov.br, acessível por computador, smartphone e tablet, a população pode apresentar sugestões, destacar entregas e detalhar ações para viabilizá-las, em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Após escolher a microrregião, é necessário clicar na área estratégica para a qual deseja contribuir, destacar o desafio que considera de maior relevância e registrar a proposta. Os cidadãos também podem, se desejarem, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.

Durante as audiências públicas, também serão realizados três encontros virtuais, nos quais gestores de secretarias e órgãos, de todas as áreas estratégicas, estarão acessíveis, dando informações e respondendo às demandas dos cidadãos.

Os encontros serão transmitidos, em tempo real, nos dias 15, 16 e 17 de junho, das 15 às 17 horas, pela TVE, pela Rádio ES e também pelo canal do Governo do Estado, no YouTube, que registrará as demandas dos cidadãos e respostas dos gestores das Secretarias e órgãos em seu chat.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/