Sexta, 03 Mai 2024

Solidariedade a Cuba inicia atos para convenção nacional em Vitória

solidariedadecuba_convencao_divulgacao Divulgação

Vitória foi escolhida como sede da Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba (Conasol), que é realizada a cada dois anos. Nesta sexta-feira (7), as representantes desse movimento, Fernanda Tardin e Lucilia Soares, entregaram o selo comemorativo dos 60 anos do Instituto Cubano de Amistad de los Pueblos (ICAP) ao vereador André Moreira (Psol), dando início ao primeiro ato da programação, que se estende até 2025.

O objetivo é ampliar o movimento visando pôr fim ao bloqueio político e econômico imposto a Cuba há mais de 60 anos pelos Estados Unidos, com adesão em vários países. Nesse período, o país acumulou 154 bilhões de dólares em prejuízos, segundo relatório apresentado pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba. 

Fernanda Tardin e Lucilia Soares, representantes do movimento no Estado, abriram a programação com o vereador André Moreira

Fernanda recebeu o selo, denominado Comenda do ICAP, em Belém, Pará, das mãos do presidente da instituição, Fernando Gonzalez Liort, um dos cinco heróis cubanos que esteve preso nos Estados Unidos, com a finalidade de, em 2025, quando for realizada a convenção em Vitória, já ter passado em gabinetes de líderes políticos progressistas e outros apoiadores pelo fim do bloqueio, alvo de protestos de várias partes do mundo e também da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em cada local, a comenda permanecerá pelo período de 30 dias e servirá como marca de reuniões, seminários e eventos, como forma de ampliar a pressão pelo fim do bloqueio, considerado criminoso, que afeta a economia cubana e atinge diretamente sua população. Os eventos reunirão apoiadores e convidados, e serão realizados até a convenção nacional, marcada para os dias 19, 20 e 21 de junho de 2025.

"Pela primeira vez seremos sede da convenção. Fomos escolhidos por termos apresentado um conjunto de condições, pessoas e instituições que formam uma força considerada expressiva, além de termos participado de campanhas de solidariedade e conseguido cumprir as metas colocadas nas campanhas de solidariedade a Cuba", explica Fernanda, acrescentando que o núcleo do Espírito Santo enviou seringas e medicamentos para suprir a falta desses produtos na ilha.

Entidades como o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro), Sindicato dos Bancários (Sindibancários), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) estão relacionadas para receber a comenda, bem como apoiadores, dirigentes de movimentos políticos e sociais. Entre eles, Ana Paula Perciano, Arlindo Vilaschi, Homero Mafra, Isaías Santana, Lucilia Soares, Maurino Fidelis, Tânia Araújo e Wilson Coelho.

Outros pontos que serão temas da campanha iniciada nesta sexta-feira são a retirada do nome de Cuba da lista dos países terroristas e a divulgação de incentivos de caravanas de visitantes, tanto turistas como para tratamento de saúde. Cuba possui programas de cura de doenças como vitiligo, alzheimer, alguns tipos de câncer, e apresenta elevados índices na área de educação, sendo um local propício para a realização de congressos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/