Segunda, 29 Abril 2024

Subida de Marina mostra que Balestrassi pode ter se precipitado ao trocar a Rede pelo PSDB

Subida de Marina mostra que Balestrassi pode ter se precipitado ao trocar a Rede pelo PSDB
A subida da presidenciável Marina Silva (Rede Sustentabilidade) na recente pesquisa do Ibope, na qual a ex-senadora aparece apenas oito pontos (22%) atrás da presidente Dilma Rousseff (30%), indica que o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Guerino Balestrassi, pode não ter feito uma boa escolha ao trocar a Rede pelo PSDB. 
 
Se a Rede vingar e Mariana, mais identificada com os movimentos de rua, continuar crescendo, a presidenciável do novo partido precisará de um palanque no Espírito Santo. Até abril, quando Balestrassi estava incumbido de coordenar as ações do futuro partido no Estado, a notícia do crescimento de Marina daria um empurrão e tanto nas pretensões do presidente do Bandes, que almejava se lançar ao Senado. 
 
Daria, porque Balestrassi consultou sua bola de cristal em abril e achou que o futuro de Marina e de sua Rede estava fadado ao fracasso. Assediado pelos tucanos, enfraquecidos com as derrotas de Luiz Paulo Vellozo Lucas (Vitória) e de Max Filho (Vila Velha) nas últimas eleições municipais, Balestrassi preferiu trocar duvidoso pelo certo.
 
O ex-prefeito de Colatina deve ter pesado os prós e contra. Deve ter ponderado, por exemplo, que a Rede dificilmente teria tempo de TV, o que dificultaria as coisas para seus candidatos. 
 
Mas isso foi antes dos protestos de rua, que mostraram que a comunicação via redes sociais deve sobrepor-se às propagandas oficiais reguladas pela Justiça Eleitoral.
 
Talvez, se Balestrassi tivesse ouvido o ex-secretário de Educação de Vila Velha, Roberto Beling, e hoje um dos principais coordenadores da Rede no Estado, teria repensado sua escolha.
 
Beling, antes mesmo de o povo tomar o asfalto e Marina disparar nas pesquisas, alertou, num comentário em Século Diário: “A Rede Sustentabilidade não é um partido cartorial ou meramente congressual. Sua estratégia de construção não passa pela incorporação de políticos com mandatos ou representantes da velha política, ou seja, fundamenta sua construção na horizontalidade e no ativismo autoral. Antenada nas novas realidades da comunicação não fica na dependência exclusiva no horário eleitoral gratuito e aposta muito na força das redes sociais”. 
 
Parece que Beling foi mais visionário que Balestrassi.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/