Terça, 30 Abril 2024

Tamanho do PMDB na Assembleia Legislativa assusta aliados para 2014

Tamanho do PMDB na Assembleia Legislativa assusta aliados para 2014
Faltando menos de um mês para o fim do prazo de filiações partidárias, as movimentações do PMDB para a disputa proporcional nas eleições de 2014, no que se refere às vagas da Assembleia Legislativa, vem assustando o mercado político. 
 
Embora a expectativa seja de que o PMDB não tenha uma chapa tão grande na disputa, o fato de ter hoje sete deputados estaduais pode espantar os aliados na hora da formação das coligações.
 
Esse número ainda pode sofrer alterações até o fim da legislatura. Caso Sérgio Borges seja escolhido para a vaga do Tribunal de Contas, o partido permanece com sete deputados. Afinal, o suplente para a vaga é Esmael Almeida, também do PMDB. Se Claudio Vereza for escolhido, Almeida também entra na vaga e aí o problema vai ser ainda maior, já que o PMDB passaria a ter oito deputados estaduais.
 
Em 2010, o PMDB fez uma coligação com PT e PSB. Juntos os partidos conseguiram 11 vagas no plenário. Para o próximo ano, porém, essa combinação na proporcional será impossível. O PT tem hoje cinco deputados na Casa, já o PSB encolheu, elegeu dois, mas ficou apenas com Freitas. Na semana passada, o partido ganhou o reforço de Glauber Coelho. Vandinho Leite também deve assinar a ficha de filiação ao PSB nesta quarta-feira, mas está à frente da Secretaria de Esportes, onde deve permancer. 
 
Se a composição em nível nacional entre PT e PMDB na majoritária se consolidar, os dois partidos terão que dividir a coligação proporcional em duas pernas e procurar parceiros que estejam dispostos a se unir a partidos com chapa forte na proporcional. 
 
O tamanho da bancada não é um problema só para o PMDB e PT. O PDT que tem quatro deputados também terá dificuldade de encontrar parceiros para 2014, assim como o PSB, que apesar de não ter bancada grande, tem uma grande expectativa em relação ao número de candidatos que o partido terá.
 
A disputa para a Assembleia terá a redução de três vagas (de 30 para 27) o que aumentará o cociente eleitoral. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/