terça-feira, setembro 30, 2025
22.9 C
Vitória
terça-feira, setembro 30, 2025
terça-feira, setembro 30, 2025

Leia Também:

Theodorico Ferraço recepciona Euclério com almoço em Cachoeiro

Prefeitos da região, vereadores e lideranças políticas e empresariais foram convidados

Leonardo Sá / Redes Sociais

Theodorico Ferraço (PP), prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, vai recepcionar em sua cidade, nesta quarta-feira (1º), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB). Haverá um almoço especial no Bar Bom Gosto Food Club, a partir das 12h.

Não foram divulgados detalhes sobre a motivação do evento. Segundo a assessoria da Prefeitura de Cachoeiro, Euclério Sampaio não terá outra agenda no município além do almoço. Theodorico Ferraço – que foi colega de Euclério na Assembleia Legislativa do Estado – pediu para que fossem convidados todos os prefeitos da região, bem como os vereadores e lideranças políticas e empresariais.

O almoço vai ser, na prática, mais um passo no alinhamento de interesses eleitorais das partes envolvidas. O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), filho de Theodorico, é pré-candidato a governador, e já conta com o apoio declarado de Euclério Sampaio, que busca se consolidar como candidato ao Senado em 2026 com o aval do grupo do governador Renato Casagrande (PSB).

Desde o fim de agosto, quando pastores das Assembleias de Deus do Espírito Santo divulgaram uma carta de apoio a Euclério Sampaio, sua pré-candidatura ao Senado ganhou musculatura. Ele mesmo passou a falar abertamente que deseja a vaga e intensificou articulações com diversas lideranças ao longo das últimas semanas.

Com isso, ele busca consolidar seu nome de vez na segunda vaga governista para a disputa ao Senado – a primeira já está reservado a Renato Casagrande -, em meio a um cenário repleto de pretensos candidatos a senador. Um dos que também pleiteia a vaga no campo de situação é o deputado federal Da Vitória (PP). A ex-senadora Rose de Freitas (MDB) e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) demonstraram vontade de entrar na disputa pelos governistas, mas não apresentam força suficiente até o momento.

Por outro lado, Enivaldo dos Anjos (PSB), prefeito de Barra de São Francisco, no noroeste do Estado, anunciou neste mês de setembro que desistiria da disputa ao Senado justamente em favor de Euclério Sampaio. Enivaldo vai ficar responsável por articular a candidatura de Euclério nas regiões norte e noroeste.

Nesses dias, Euclério também declarou que topa migrar para o União Brasil. Essa possibilidade já havia sido colocada no início do ano, mas o prefeito de Cariacica recuou após surgirem as notícias de formalização da federação União Progressista (UP), que o União formou com o Progressistas. Na ocasião, temia ficar num partido sem autonomia. Agora, parece mais seguro em dividir espaço com Da Vitória, que será o presidente estadual da UP.

Para Casagrande, ter como companheiro de chapa um político declaradamente de direita como Euclério Sampaio pode ser um antídoto contra o grupo de oposição, formado por muitas figuras de extrema direita que insistem em colocar no governador a pecha de socialista.

Já a família Ferraço, ao abraçar Euclério Sampaio, retribui o apoio de primeira hora dado pelo prefeito de Cariacica. Além disso, as atividades em conjunto, angariando a participação de prefeitos Espírito Santo afora, passam a imagem de solidez.

Caso Euclério deixe mesmo a Prefeitura de Cariacica para disputar uma vaga no Senado, a vice-prefeita Shymenne de Castro (Podemos), uma novata na política, é quem vai comandar o Executivo no município da Grande Vitória.

Avanço na direção do PP

Também no bloco palaciano, Arnaldinho Borgo (sem partido), prefeito de Vila Velha e outro aliado que deseja ser governador com apoio de Casagrande, foi convidado oficialmente nesta terça-feira (30) para se filiar ao PP, após reunião com o presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira. Também posaram foto Da Vitória e o deputado federal capixaba Dr. Victor Linhalis (Podemos), aliado de Arnaldinho. A filiação já é dada como certa por lideranças estaduais do partido.

“Com diálogo, união e responsabilidade, seguimos construindo um projeto para o futuro do Espírito Santo. Em Brasília, estive com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, que me convidou para me filiar ao partido. Esse é mais um passo importante nessa caminhada coletiva com o federal Da Vitória, o deputado estadual Marcelo Santos e o nosso deputado Dr. Victor Linhalis. Juntos, vamos preservar o legado dos bons governos e preparar o Espírito Santo para novos avanços. Um Estado cada vez melhor para todos os capixabas!”, escreveu.

O PP atualmente está com o governador Renato Casagrande, mas também tem bom trânsito com a oposição. Inclusive, o deputado federal Evair de Melo, que é do partido, é opositor ferrenho de Casagrande e trabalho com um dos principais articuladores da pré-candidatura a governador de Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito de Vitória.

Mais Lidas