Marcelinho Fávero é o terceiro parlamentar a se incorporar à gestão municipal

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), Theodorico Ferraço (PP), nomeou o vereador Marcelinho Fávero (União) como secretário executivo de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Governo (Semgov). A nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (6), quando também foi publicado que Luciano Baptista Oliveira Junior será o novo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano em definitivo, no lugar de José Santiago de Lima, exonerado nos últimos dias.
Esta é a terceira vez que Ferraço incorpora um vereador à sua gestão. Renata Fiório (PP) foi nomeada como secretária de Saúde logo no início da legislatura, e Braz Zagotto (Podemos) assumiu a Secretaria de Limpeza também no ano passado, após um período de negociações.
Com a saída de Marcelinho, que ainda precisa ser oficializada pela Câmara, quem vai assumir sua cadeira será o primeiro suplente do União Brasil, Paulinho Motoboy, que recebeu 846 votos em 2024. Representante da categoria dos motociclistas e entregadores no município, Paulinho já está lotado no legislativo municipal como assessor parlamentar de Coronel Fabrício (PL).
Atualmente, Coronel Fabrício tem feito oposição à gestão de Theodorico Ferraço na Câmara, apesar de demonstrar afeição pessoal pelo prefeito. Será preciso acompanhar os próximos desdobramentos para saber se Paulinho Motoboy vai se juntar ao coronel entre os opositores ou demonstrará “gratidão” a Ferraço por ter mexido na composição dos vereadores, garantindo-lhe uma cadeira.
Uma das questões que está em jogo, segundo informações de uma fonte que acompanha as articulações políticas locais, é a garantia de apoios para as eleições de outubro deste ano. O prefeito tem articulado a pré-candidatura de sua esposa, Norma Ayub (PP), a deputada estadual, e Coronel Fabrício também vai disputar uma cadeira da Assembleia Legislativa.
Norma Ayub deverá, porém, ficar inelegível em 2026, tendo em vista que o filho de Theodorico, Ricardo Ferraço (MDB), vai assumir o Governo do Estado em abril – a legislação não permite que parentes de ocupantes de cargos do Executivo se candidatem. Mesmo assim, a informação é de que a ex-prefeita de Itapemirim e ex-deputada federal pretende se registrar na disputa, ainda que seja necessário recorrer a uma ação na Justiça para garantir a candidatura.
Outra implicação importante da nomeação de Marcelinho Fávero como secretário é o fato de que a comissão especial para investigar práticas relacionadas à comercialização de combustíveis em Cachoeiro, formada em setembro passado, perderá seu presidente. O suplente de Marcelinho na Comissão é Delandi Macedo (PSDB), líder do governo na Câmara de Vereadores.
Quando nomeou Renata Fiório como secretária de Saúde, a intenção da gestão de Ferraço era beneficiar um aliado. Quem assumiu a cadeira da Câmara no lugar de Fiório foi José Luiz Calegário, o Galo (PP), apoiado em 2024 por Zezé da Cofril, pai do vice-prefeito, Júnior Corrêa (Novo), e vice-presidente do diretório municipal do Progressistas.
No caso da nomeação de Braz Zagotto, já havia intenção por parte do vereador em ter uma atuação no Poder Executivo. O movimento também serviu como um afago no Podemos, partido que havia apoiado o candidato a prefeito Diego Libardi (Republicanos), um ex-aliado de Ferraço.

