Políticos marcam presença nas inaugurações dos equipamentos na Grande Vitória
O Governo do Estado investe R$ 19 milhões na instalação de 40 Totens de Segurança em seis municípios da Grande Vitória. Os equipamentos se constituem por torres de quatro metros, com câmeras de videomonitoramento que captam imagens em 360º, possuindo também sistemas de comunicação direta da população com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) 190. Como a pauta da segurança pública tem o potencial elevado de votos, pré-candidato ligados ao governador Renato Casagrande (PSB) têm marcado presença nas inaugurações.
A inauguração mais recente aconteceu nessa sexta-feira (19), na Praia do Morro, em Guarapari. O município comemorou 134 anos de emancipação, e o evento englobou o anúncio de diversos outros investimentos para a cidade, atualmente comandada por Rodrigo Borges (Republicanos). Além do prefeito e do governador, “se espremeram” para aparecer na foto principal políticos como o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB); o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União); o deputado federal Da Vitória (PP); e os secretários estaduais de Saúde e Educação, Tyago Hoffmann (PSB) e Vitor de Angelo.

Todos eles sonham em subir degraus políticos no ano que vem, a começar por Ricardo Ferraço, pré-candidato a governador. Da Vitória pleiteia uma das duas vagas como candidato a senador na chapa governista. Marcelo Santos busca se viabilizar como candidato a deputado federal. Vitor de Angelo anunciou há poucos meses que vai tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados. E Tyago Hoffmman estará na chapa de candidatos do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara Federal.
No entanto, é preciso destacar que o Totem de Segurança não foi o único motivo das presenças. Tyago, por exemplo, é de Guarapari, e Vitor participou de anúncio relacionado à sua pasta. Quem está em todas as inaugurações mesmo é Ricardo Ferraço, que parece enxergar na segurança pública uma pauta estratégica. Também nessa sexta-feira, ele postou nas redes sociais uma “nota de solidariedade” a dois policiais baleados durante operação no bairro Flexal, em Cariacica.
“Reitero meu compromisso em oferecer todo apoio institucional e necessário aos militares feridos e suas famílias, ao mesmo tempo em que reforço nossa determinação no combate à criminalidade e na garantia da segurança da população”, escreveu.
No último dia 4, Ricardo Ferraço esteve presente na inauguração do totem do bairro Glória, em Vila Velha. Na ocasião, teve que posar para foto junto com o prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo (sem partido), que disputa com ele a escolha para ser o sucessor de Renato Casagrande a partir de 2027.
Em Vitória, como não há relação entre o Governo do Estado e o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), pré-candidato a governador pelo campo de oposição, não deu para fazer muita festa. Mas Renato Casagrande e Ricardo Ferraço gravaram um vídeo junto com o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, para saudar o reforço na segurança da Capital.
Tecnologia
De acordo com o Governo do Estado, os Totens de Segurança incorporam tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas. Também são capazes de realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.
O sistema será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Ciodes 190. O Governo defende, ainda, que a experiência de outros estados brasileiros demonstra o impacto direto dos Totens de Segurança na melhoria da qualidade de vida da população. Em municípios paulistas como Cotia e Diadema, os equipamentos teriam contribuído para uma redução de 96% em furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.
Entretanto, especialistas em tecnologia têm apontado para os riscos de se confiar excessivamente nesse tipo de solução tecnológica. Mecanismos de inteligência artificial, por exemplo, frequentemente apresentam viés discriminatório.