Segunda, 06 Mai 2024

Tragédia das chuvas deve mudar pauta eleitoral em 2014

Em 2002, o discurso vencedor na eleição estadual foi o da “reconstrução ética do Espírito Santo”. Com os graves problemas trazidos pelas fortes chuvas dos últimos dias que atingem o Estado e deixaram mais da metade dos municípios, o discurso que vinha sendo construído pelos prováveis candidatos deve mudar. 
 
O governador Renato Casagrande construiu um discurso de fortalecimento dos prefeitos, que a partir do próximo ano receberiam recursos para os investimentos, ajudando na difusão da imagem de um governador voltado para o interior do Estado.
 
Já o PMDB, embora ainda indefinido sobre quem puxará o palanque do partido, tenta colocar no mercado a ideia de um governo de excelência. Enquanto o senador Magno Malta (PR) trabalha em uma pauta de oposição, pontuando o setor da segurança pública, como umaspecto fraco tanto de Casagrande quanto do ex-governador Paulo Hartung, caso ele venha a ser o candidato do PMDB. 
 
Os efeitos da chuva, porém, devem entrar na agenda do próximo ano e os estragos que devem demorar até serem dirimidos vão ser transformados em um discurso de reconstrução, desta vez estruturante, do Estado. O governador Renato Casagrande e o ex-governador Paulo Hartung já utilizaram a expressão (reconstrução). O primeiro em declarações à imprensa e o segundo em seu blog. 
 
A mudança na pauta dos nomes na corrida eleitoral e sua forma de abordagem do problema poderão ser decisivas para a disputa do governo do Estado. Também será importante a relação com o governo federal e o tratamento da presidente Dilma Rousseff à questão, já que Casagrande, Hartung e Magno Malta disputam a vaga de puxadores do palanque presidencial no Estado. 
 
Casagrande busca esse espaço por meio da neutralidade, uma vez que seu partido tem candidato próprio a presidente, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Magno Malta busca viabilizar o palanque com o contato mais direto com a presidente e com a ideia de que sua popularidade no meio evangélico e na população de baixa renda possa ser decisiva para a reeleição de Dilma. O PMDB, por sua vez, é o palanque preferido do PT, desde que tenha Hartung como candidato. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/