Sexta, 03 Mai 2024

TRE-ES avaliza saída de Vandinho Leite e Glauber Coelho do PR

TRE-ES avaliza saída de Vandinho Leite e Glauber Coelho do PR

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) aprovou, nesta segunda-feira (19), o pedido de desfiliação dos deputados estaduais Vandinho Leite e Glauber Coelho, além do vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, dos quadros do Partido da República (PR). Com o reconhecimento da justa causa para a saída do trio, eles poderão trocar de sigla sem a possibilidade de perda do mandato por infidelidade partidária.



De acordo com informações do TRE-ES, os três alegaram atritos com a direção do partido para pedir a declaração da justa causa. Segundo eles, as diferenças teriam sido iniciadas no período das eleições de 2012, quando o PR reformulava seus quadros por motivos de conflitos internos e que a direção do partido tomou decisões sem a anuência dos três. Vandinho, Glauber e Waguinho afirmam que a situação ficou insustentável e que o próprio presidente estadual da sigla, o senador Magno Malta, se manifestou pela liberação dos insatisfeitos.



O relator do caso, o jurista Gustavo César de Mello Calmon Holiday entendeu que algumas reportagens publicadas na imprensa destacavam que os três haviam sido destituídos de suas funções no partido de forma truculenta. Por conta disso, ele concluiu que “isso significa que as alegações dos autores têm presunção de veracidade visto que, efetivamente, não houve qualquer manifestação contrária à saída dos autores da aludida agremiação partidária”. A Procuradoria Regional Eleitoral também deu parecer favorável à desfiliação por justa causa.



Chama atenção que os três políticos eram considerados como “afilhados políticos” do senador, como o deputado licenciado Vandinho – que atualmente é secretário estadual de Esportes –, que começou a carreira como vereador na Serra impulsionado por Magno; Glauber, que tem reduto em Cachoeiro de Itapemirim e recebeu apoio do senador em suas disputas eleitorais, e de Waguinho Ito, que debutou na política com a indicação do partido para chapa do prefeito eleito Luciano Rezende (PPS).



Essa é a segunda decisão do plenário do TRE/ES sobre o bloco de insatisfeitos no PR. Antes, a corte já havia liberado a desfiliação do deputado estadual José Esmeraldo, que também alegou um mal-estar entre ele e a direção do partido. A crise teria sido iniciada após as declarações de Magno a favor de uma eventual candidatura própria ao governo do Estado. Durante a discussão, que saiu dos meios políticos e chegou à mídia, o bloco criticou o que chamou de gestão centralizada do partido por parte do senador.



Dos quatro políticos do bloco dos insatisfeitos, pelo menos o destino de um deles é conhecido. O deputado Vandinho Leite já anunciou que vai se filiar ao PSB, partido do governador Renato Casagrande. Provável destino também do colega Glauber Coelho, que tenta contornar divergências em torno de sua filiação no diretório municipal em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), seu reduto eleitoral. Já o futuro de José Esmeraldo, que deve ser candidato à reeleição, e de Waguinho Ito ainda não foi divulgado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/