Sábado, 20 Abril 2024

​Três professoras disputam vaga de secretária de Educação em eleição inédita no ES

delma_laucenir_magda_divulgacao Divulgação
Divulgação

As professoras Delma do Carmo Ker e Aguiar, Laucenir Alves de Souza e Faria e Magda de Almeida Rezende são as mais votadas dos cinco inscritos na eleição direta para a escolha da secretária de Educação de Barra de São Francisco, realizada nesta quinta-feira (21). Participaram do pleito, inédito no Estado, 204 dos 310 eleitores aptos. 

Delma, ex-secretária municipal na gestão de Alencar Marim (Podemos), que antecedeu o atual prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), foi a mais votada, com 80 votos, o que representa 40% de preferência entre os educadores do município. A segunda colocada foi Magda Rezende com 63 votos, e a terceira, Laucenir Alves, que obteve 49 votos.

Os outros dois candidatos somaram apenas dez votos: Maurício Borjailes teve oito votos e Mateus Moreira, que tem apenas 26 anos, teve dois votos. Além de uma eleição inédita para escolha da futura secretária de Educação, o município transmitiu ao vivo a apuração dos votos, pelo site da prefeitura, que ocorreu em 22 minutos.

O secretário de Administração e coordenador da Comissão Eleitoral, Elcimar Alves de Souza, encaminhará a lista tríplice para o prefeito Enivaldo dos Anjos, que definirá o nome para ocupar o cargo. Nesta segunda e terça-feira (26), as três concorrentes defenderão seus respectivos projetos para a Educação no município.

Com a escolha de três mulheres para a lista da qual sairá a titular da Secretaria de Educação garante uma proporcionalidade de 43% de representatividade feminina no secretariado do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD). São 14 integrantes do primeiro escalão, dos quais, atualmente, cinco são mulheres. A sexta virá da Educação.

Candidatas

Delma do Carmo Ker e Aguiar, 48 anos, casada, mãe de dois filhos, foi secretária de Educação na gestão passada, do prefeito Alencar Marim (Podemos). Educadora há mais de três décadas, possui experiência em todas as etapas da educação básica, iniciando nas escolas do campo. Também com experiência na coordenação e professora em nível universitário. Formada em Pedagogia e História, pós-graduada em Psicopedagogia, Administração Escolar e Gestão Escolar.

Magda de Almeida Rezende, 46 anos, atua no magistério da cidade de Barra de São Francisco há mais de 25 anos, como professora em todas as modalidades de ensino, tendo sido também diretora escolar e coordenadora pedagógica. Diz que conhece "as dores e as delícias de ser professora e nessa perspectiva da educação com a relação entre seres humanos", é que se apresenta como candidata.

Laucenir Alves de Souza e Faria tem 53 anos, nasceu em Barra de São Francisco, e ressalta sua experiência de 27 anos no setor educacional do município, onde exerceu funções de professora, coordenadora, supervisora, diretora e, atualmente, inspetora no município de Mantena (MG). Sua campanha teve como prioridade promover a participação direta de todos os interessados, profissionais da educação, por meio de videconferências, para que ajudem a construir decisões democráticas e em sintonia com os interesses da comunidade.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Márcio Carvalho Campos em Sexta, 22 Janeiro 2021 15:09

Que excelente idéia do novo gestor do município, deveria ser copiada!

Que excelente idéia do novo gestor do município, deveria ser copiada!
Elizeth Dos Anjos em Sábado, 23 Janeiro 2021 16:31

Parabéns pelo processo democrático. Ansiosa pelo resultado final, que dará credibilidade e legitimidade ao novo gestor.

Parabéns pelo processo democrático. Ansiosa pelo resultado final, que dará credibilidade e legitimidade ao novo gestor.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/