Quinta, 28 Março 2024

​TSE passa a totalizar votos e causa atraso na divulgação de resultados no Estado

tre_es_tre TRE

Quase três horas depois do fechamento das urnas nas 638 seções eleitorais do Espírito Santo, que ocorreu às 17 horas, somente dois dos 78 municípios capixabas - Dores do Rio Preto e Bom Jesus do Norte - tiveram sua apuração encerrada, declarando os próximos prefeitos, respectivamente, Ninho (Cidadania) e Toninho Gualhano (PMN).

Em Vitória, segunda principal vitrine política do Estado, até as 19h52 deste domingo,  apenas 11,13% dos votos foram contabilizados. O candidato do Republicanos, Lorenzo Pazolini, largou na frente, com 30,54%, seguido de Fabrício Gandini (Cidadania), 22,75%, e João Coser (PT), com 21,53%. Já em Cariacica, o índice é ainda menor que o da Capital, 5,76% das urnas.

Na região metropolitana, a Serra é o município com apuração mais avançada, com 45,8% das urnas contabilizadas, confirmando Sérgio Vidigal (PDT) na frente, com 47,81%, depois Fábio Duarte (Rede), com 20%, e Vandinho Leite (PSDB), com 16,14%. O segundo bloco vem atrás, com Alexandre Xambinho (PL), com 5,52% e Bruno Lamas (PSB), 4,83%.

Em Vila Velha, as urnas contabilizadas somam 22,78%, com Arnaldinho Borgo (Podemos), 39,75%, o prefeito Max Filho (PSDB), 22,29%, e Neucimar Fraga (PSD), 16,74%.

A morosidade da divulgação ocorre este ano com a mudança do local de totalização dos votos, que passou a ser feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. À 19h40, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) divulgou uma nota de nota de esclarecimento sobre o atraso.

"Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração. Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto", diz a nota.

E segue: "O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/