Segunda, 29 Abril 2024

Tucanos se aproximam do palanque de Paulo Hartung

Tucanos se aproximam do palanque de Paulo Hartung
Na noite desta segunda-feira (7), a Executiva do PSDB capixaba se reúne para que o presidente do partido no Estado, deputado federal Cesar Colnago, dê ciência aos companheiros sobre o programa do partido. O partido chegou a hesitar em veicular o programa, que pesa a mão sobre o governo Renato Casagrande, deve mesmo avançar na estratégia. 
 
A definição sobre o programa vai ao encontro das entrevistas concedidas pelo ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), nesse fim de semana, indicando uma aproximação do ninho tucano com o palanque, ainda não confirmado, do ex-governador Paulo Hartung. 
 
A movimentação do partido aponta para uma estratégia em garantir ao ex-prefeito a candidatura ao Senado pelo palanque de Hartung, o que afastaria o PT da composição. Embora a manobra para que o ex-governador dispute o Palácio Anchieta tenha partido do ex-presidente Lula, para garantir o palanque da presidente Dilma no Estado, depois de tomar corpo, a possível candidatura do peemedebista parece verter para outro caminho. 
 
Em vez de Dilma, Hartung se aproxima cada vez mais do antigo amigo, o presidenciável Aécio Neves, por meio dos aliados tucanos no Estado. A queda na popularidade de Dilma, como deixa transparecer Luiz Paulo, colabora para essa movimentação. 
 
Pela deliberação das Executivas, tanto do PT quanto do PSDB não podem dividir os mesmos palanques nos Estados. Neste sentido, uma vez fechada a aliança com os tucanos, os petistas estarão fora da articulação com o ex-governador, sob pena de intervenção da nacional. 
 
Viés que o vice-presidente do PT capixaba, José Carlos Nunes, ainda não parece ter entendido. Ao considerar a possibilidade de o partido continuar caminhando com o ex-governador. Nos bastidores, a fala de Nunes reflete a opinião do dissidente da corrente lulista no Estado, Tarciso Vargas, aliado do ex-governador. O PT vai discutir a nova conjuntura, mas a aproximação de Hartung com os tucanos os afasta do ex-governador e reforça a permanência do partido no palanque palaciano. 
 
Por isso, a tendência de enfrentamento de Luiz Paulo e o também ex-prefeito de Vitória João Coser na disputa ao Senado é crescente no cenário que se constrói. Também fica cada vez mais evidente a ideia de que a deputada federal Rose de Freitas, embora tenha assinado o livro de candidatura ao Senado pelo PMDB, não deve conseguir se consolidar devido ao jogo de alianças em torno da possível candidatura de Hartung ao governo. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/